Uma frente fria se aproxima sobre Sul do Brasil devido a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O fenômeno deve atingir principalmente o Paraná, resultando em chuvas de forte intensidade no estado durante os próximos dias.
Segundo a Nottus Meteorologia, o centro-oeste e o sudoeste do Paraná são as áreas com maior risco para temporais, com potencial para queda de granizo e rajadas de vento forte. Além disso, não se descarta o risco para a formação de tornados.
A previsão é que o ciclone comece a se estabilizar nesta sexta-feira (9), e termine de se formar entre o sábado (10) e o domingo (11). Apesar do prognóstico, o sistema de baixa pressão já deve causar instabilidades no tempo a partir desta quarta-feira (7)
Na madrugada desta quarta-feira (7), a nebulosidade se manteve presente entre as regiões sul e leste do estado, onde são registrados chuviscos ocasionais. Já no início da tarde, pancadas de chuva localizadas, acompanhadas de algumas incidências de raios, atingiram o Paraná.
Em relação ao clima, as temperaturas máximas já se aproximam dos 30 °C, em praticamente todo o Paraná, ultrapassando esse valor em diversos municípios do oeste, bem como nas proximidades de Telêmaco Borba, Cândido de Abreu e Cerro Azul, onde as máximas se aproximam dos 35 °C.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar), a tendência é de que, ao longo do período, novas áreas isoladas de instabilidade se formem.
