Rio deve registrar a maior temperatura do ano pelo segundo dia seguido


Após registrar, neste domingo (11), a maior temperatura de 2026 até agora, com termômetros marcando 40°C no bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense às 14h25, a cidade deve bater novamente recordes nesta segunda-feira (12), com a previsão de que os termômetros cheguem a 41°C em algumas áreas.

Segundo dados do Sistema Alerta Rio e do Centro de Operações do Rio, o domingo foi marcado por céu com poucas nuvens e ausência de chuva, condições que favoreceram a elevação das temperaturas. A cidade entrou no protocolo de calor nível 3, o terceiro de cinco estágios que indicam calor intenso e persistiu por, pelo menos, três dias consecutivos.

As previsões meteorológicas apontam que o calor deve continuar nos próximos dias.

Nesta segunda-feira, o céu deve permanecer com poucas nuvens e sem previsão de chuva, enquanto os ventos sopram moderados e a umidade relativa do ar pode ficar baixa, perto de 30% à tarde, o que aumenta a sensação de desconforto térmico.

Já entre terça-feira (13) e quinta-feira (15), há possibilidade de céu parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite.

Recomendações para dias de calor extremo

  • Se manter hidratado e beba água;
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Usar soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
  • Usar protetor solar;
  • Não queimar lixo e mato;
  • Manter os ambientes arejados.

Veja também: Tornado no Paraná teve ventos de 180 km/h, diz Simepar

Previsão para os próximos dias

Na segunda-feira (12), o céu da capital fluminense deve estar com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Os ventos estarão moderados e as temperaturas estarão elevadas.

Quanto a umidade relativa do ar, ela poderá apresentar valores próximos dos 30% durante o período da tarde.

Já entre terça (13) e quinta-feira (15), devido à atuação de áreas de instabilidade relacionadas ao calor, a previsão indica que a cidade do Rio deve registrar um céu parcialmente nublado, podendo ter pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão moderados.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/rio-deve-registrar-a-maior-temperatura-do-ano-pelo-segundo-dia-seguido/

{title}