O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o país gostaria de ver uma mudança de regime em Cuba durante uma audiência no Comitê de Relações Exteriores do Senado americano nesta quarta-feira (28).
Ao ser questionado pelo senador democrata do Havaí, Brian Schatz, sobre se ele se comprometeria publicamente a descartar o envolvimento dos EUA em uma mudança de regime na ilha, Rubio respondeu:
“Mudança de regime? Ah, não. Acho que gostaríamos de ver o regime de lá mudar.”
No entanto, Rubio sugeriu que os EUA não precisariam necessariamente se envolver diretamente na mudança de regime em Cuba da mesma forma que ocorreu com a deposição de Maduro.
“Isso não significa que vamos promover uma mudança, mas adoraríamos ver uma mudança. Não há dúvida de que seria muito benéfico para os Estados Unidos se Cuba não fosse mais governada por um regime autocrático”, explicou Rubio.
No início da audiência, Rubio reconheceu que os EUA veem uma “oportunidade de mudança na dinâmica” em Cuba.
Pressão sobre Havana
Após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro no início deste mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, flertou publicamente com a ideia na esperança de pressionar Havana.
Na ocasião, Trump também pressionou Havana a fechar um acordo com os EUA, alertando que a ilha não receberia mais petróleo nem dinheiro.
“NÃO HAVERÁ MAIS PETRÓLEO NEM DINHEIRO PARA CUBA — ZERO! Sugiro fortemente que eles façam um acordo, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social Truth Social.
“Cuba viveu, por muitos anos, com grandes quantidades de PETRÓLEO e DINHEIRO da Venezuela”, escreveu o presidente.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-gostariam-de-ver-mudanca-de-regime-em-cuba-diz-rubio/
