O banqueiro Daniel Vorcaro afirmou que conversou “em algumas poucas oportunidades” com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a proposta de aquisição do Banco Master pelo BRB (Banco de Brasília).
A declaração foi feita durante depoimento realizado no STF (Supremo Tribunal Federal) em dezembro. Na ocasião, Vorcaro relatou que já visitou a casa de Ibaneis Rocha e que o político também teria visitado sua residência para “conversas institucionais” entre os dois.
Ao ser questionado sobre encontros com outros políticos, o banqueiro disse que tem amigos de todos os Poderes, mas não conseguiria nominar individualmente quem frequentava a sua casa.
Veja o que foi relatado por Daniel Vorcaro à delegada da PF Janaina Palazzo:
Janaina Palazzo: O senhor conversou com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sobre a proposta de aquisição do Banco Master pelo BRB, anunciada em 28 de março de 2025?
Daniel Vorcaro: Conversei em algumas poucas oportunidades, sim.
Janaina: Em caso afirmativo, quantas vezes o senhor encontrou ou conversou com o governador Ibaneis Rocha entre janeiro de 2024 e novembro de 2025? Peço que indique datas aproximadas, locais e assuntos tratados. O governador foi até sua casa, aqui em Brasília?
Vorcaro: Já foi à minha casa, se eu não me engano uma vez. E eu já fui à casa dele. A gente se encontrou poucas vezes. Conversas institucionais, todas na presença também da… [interrompe]”
Janaina: Quais os outros políticos, deputados, senadores que o senhor costumava convidar para ir até sua casa?
Vorcaro: Aí, a pergunta… eu tenho amigos de todos os Poderes, não consigo nominar aqui individualmente quem que frequentava a minha casa. Também não vejo qual relação com o caso
A tentativa de compra do Master por parte do BRB foi anunciada em março de 2025. Meses depois, em setembro, o BC (Banco Central) rejeitou a aquisição.
No dia 23 de janeiro deste ano, o governador do DF disse à CNN que esteve poucas vezes com Daniel Vorcaro e que nunca tratou da operação entre o BRB e o Banco Master com o banqueiro.
Ibaneis indicou que a operação entre as duas instituições financeiras foi conduzida diretamente pelo ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa, que chegou a ser afastado do cargo após a Polícia Federal deflagrar a Operação Compliance Zero, em novembro.
“Estive com ele [Vorcaro] poucas vezes e nunca tratei sobre o banco. Toda operação de compra foi tratada diretamente com o Paulo Henrique”, disse o governador à CNN.
No fim do ano passado, o BC decretou a liquidação do Master. Na ocasião, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa foram alvos da operação da PF (Polícia Federal), que apurou fraudes no negócio entre o BRB e a organização de Vorcaro. As investigações indicam que a fraude está estimada em R$ 12 bilhões em carteiras de crédito.
