O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu neste sábado (31) a uma consulta de retorno pós-operatório na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília, para a avaliação da cirurgia realizada de catarata no olho esquerdo.
Segundo o Planalto, o chefe do Executivo teve “evolução satisfatória, com exame oftalmológico dentro do esperado para o período”. A consulta foi uma “avaliação de rotina do primeiro dia de pós-operatório” e durou cerca de uma hora.
O procedimento foi realizado na sexta-feira (30) e o chefe do Executivo recebeu alta hospitalar no mesmo dia. Em nota, o Planalto informou na sexta-feira que a cirurgia ocorreu “sem intercorrências”.
Lula passa o fim de semana na Granja do Torto, casa de campo da Presidência. Ele deixou o local por volta de 10h50 em direção à clínica.
De acordo com o Planalto, o presidente deve retornar “às atividades de rotina” na segunda-feira (2). No dia, ele tem prevista participação na cerimônia de abertura do ano no Judiciário, na sede do STF (Supremo Tribunal Federal), às 14h.
O presidente Lula passou por uma cirurgia cirurgia de catarata no olho direito em 2020. O procedimento é considerado simples, seguro e de curta duração, especialmente comum em pessoas de mais idade.
