CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo


O comentarista José Eduardo Cardozo e o cientista político Magno Karl discutiram, nesta segunda-feira (2), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se, em discurso, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, admitiu uma crise de imagem da Corte.

Na cerimônia de abertura do ano Judiciário, Fachin disse que “os ministros respondem pelas escolhas que fazem” e pediu transparência diante das dúvidas sobre conflitos de interesse.

Cardozo avalia que cobranças da sociedade são naturais e podem ser resolvidas.

“É muito difícil você falar de autocontrole com certo padrão de segurança e previsibilidade se eu não tenho normas de contenção escritas, se tudo depende da ideia do subjetivismo de um magistrado. Um magistrado pode dizer que está absolutamente certo enquanto a sociedade vê aquilo como errado. Pouco haverá de importar se o ministro acha que é certo ou errado, o que importa é o que está no Código de Ética”, disse.

“O Brasil tarda em adotar um Código de Ética, está correto o ministro Fachin”, prosseguiu.

Magno entende que Fachin deu os recados que ele precisava dar.

“Nas últimas semanas, o ministro Fachin tem falado, inclusive um pouco fora das suas características, não é um ministro de dar muitas entrevistas, sobre a necessidade do Código de Conduta, sobre a responsabilidade dos ministros da Suprema Corte e voltou a falar nesse tema hoje”, defendeu.

“O ministro Fachin não precisa ser absolutamente explícito, quem vem acompanhando o debate nos últimos meses sabe exatamente quais eram os recados dados pelo ministro, não apenas para quem compõe a Suprema Corte com ele, mas principalmente à sociedade brasileira”, continuou.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-grande-debate-em-discurso-fachin-admite-crise-de-imagem-do-stf/

{title}