Bafta: qual a importância do filme “O Agente Secreto” levar o prêmio?


Com o anúncio dos indicados ao Bafta 2026 nesta terça-feira (27), “O Agente Secreto” conseguiu uma dupla nomeação na premiação inglesa em Melhor Roteiro Original e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Mas qual a importância de ser indicado e ainda mais de ganhar os prêmios?

Conhecido como o “Oscar britânico”, o Bafta é um dos principais termômetros para o Oscar, assim como para os demais da temporada de prêmios.

Em um levantamento feito pela CNN Brasil, ao compararmos os últimos 20 prêmios concedidos em Melhor Roteiro Original das competições, onze vezes o vencedor pela Academia Britânica se tornou também o ganhador da estatueta do Oscar, com títulos como “Parasita”, “Anatomia de Uma Queda” e “O Discurso do Rei”.

O paralelo entre as categorias Melhor Filme Internacional (Oscar) e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa (Bafta) dos vinte anos mais recentes, o número é o mesmo: onze filmes que foram vencedores em um também conseguiram o prêmio no outro, como “Zona de Interesse”, “Drive My Car” e “Roma”.

Bafta 2026: “Uma Batalha Após a Outra” lidera a lista de indicados

A título de comparação, a observar o Oscar 2025 e o Bafta 2025, todos os prêmios de atuação e Melhor Roteiro Adaptado foram entregues igualmente, sendo eles Adrien Brody (“O Brutalista”), Mikey Madison (“Anora), Kieran Culkin (“A Verdadeira Dor”), Zoe Saldaña (“Emilia Pérez”) e “Conclave” para Peter Straughan. A premiação britânica foi uma das poucas a premiar e a colocar os olhos sobre a estrela de “Anora”.

No Bafta, o Brasil também foi nomeado em “Sonhos de Trem”, com o diretor de fotografia Adolpho Veloso e com uma nomeação para “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa. A cerimônia será realizada no domingo, 22 de fevereiro, em Londres. Confira aqui a lista completa de indicados.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/bafta-qual-a-importancia-do-filme-o-agente-secreto-levar-o-premio/

{title}