Irã executou 21 pessoas e prendeu 4 mil desde início da guerra, diz ONU


Pelo menos 21 pessoas foram executadas no Irã e outras quatro mil foram presas desde o início da guerra com os Estados Unidos e Israel, segundo o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (UNHCR).

As execuções ocorreram em meio à repressão à dissidência no Irã, em particular por meio de “acusações relacionadas à segurança nacional”, afirmou hoje o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.

Pelo menos nove pessoas foram executadas em conexão com os protestos de janeiro de 2026, dez por suposta participação em grupos de oposição e duas por acusações de espionagem, informou a agência.

Acrescentou ainda que, desde 28 de fevereiro, “estima-se que mais de 4.000 pessoas tenham sido presas no Irã sob acusações relacionadas à segurança nacional”.

Muitos dos detidos foram vítimas de desaparecimento forçado, tortura ou submetidos a “tratamentos cruéis, desumanos e degradantes”, afirmou o comunicado.

“Estou consternado que, além dos impactos já severos do conflito, os direitos do povo iraniano continuem a ser violados pelas autoridades, de maneiras duras e brutais”, disse Türk.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ira-executou-21-pessoas-e-prendeu-4-mil-desde-inicio-da-guerra-diz-onu/

{title}