Lula anuncia maior entrega de tratamentos oncológicos da história do SUS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (15), em Barretos, no interior de São Paulo, o maior pacote já realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para ampliação do acesso a tratamentos contra o câncer no país.

A cerimônia aconteceu no Hospital de Amor, referência nacional em oncologia, e contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O investimento total será de R$ 2,2 bilhões e prevê a ampliação da oferta de medicamentos oncológicos de alto custo, financiamento inédito de cirurgias robóticas pelo SUS, expansão das cirurgias de reconstrução mamária e compra de novos equipamentos de radioterapia.

Segundo o governo federal, a medida deve garantir o atendimento de 100% da demanda de medicamentos oncológicos na rede pública e beneficiar cerca de 112 mil pacientes.

Entre as principais mudanças anunciadas está a criação de uma nova tabela de financiamento do SUS para 23 medicamentos de alto custo usados no tratamento de 18 tipos diferentes de câncer, como mama, pulmão, leucemia, ovário e estômago.

Parte desses medicamentos será comprada diretamente pelo Ministério da Saúde e distribuída aos estados. Outros tratamentos passarão a ser financiados pela Apac (Autorização de Procedimento Ambulatorial), mecanismo usado para custear terapias de maior complexidade dentro da rede pública.

Segundo o Ministério da Saúde, alguns desses tratamentos já haviam sido incorporados ao SUS, mas aguardavam implementação havia até 12 anos.

Cirurgia robótica e reconstrução mamária

Durante a agenda, o governo também anunciou o financiamento permanente de cirurgias robóticas para tratamento do câncer de próstata no SUS. A expectativa é beneficiar cerca de 5 mil homens por ano.

A tecnologia permite maior precisão cirúrgica, menor perda de sangue e recuperação mais rápida dos pacientes.

Outro eixo do pacote é a ampliação do acesso à reconstrução mamária. O procedimento passa a contemplar não apenas pacientes com sequelas de câncer, mas também mulheres com mutilações mamárias totais ou parciais de outras origens.

O investimento previsto para essa ampliação é de R$ 27,4 milhões por ano.

Novo centro de pesquisa

Lula também participou do anúncio da construção do novo Centro de Pesquisa Clínica e Cirurgia Robótica do Hospital de Amor, além da expansão do Ircad, centro internacional de treinamento em cirurgias minimamente invasivas instalado em Barretos.

O projeto pretende ampliar o acesso de pacientes a terapias de alta complexidade e fortalecer o hospital como polo nacional de pesquisa clínica e inovação médica.

Segundo o governo federal, também serão adquiridos até 80 aceleradores lineares para radioterapia, medida que pode ampliar em até 25% a oferta desse tipo de tratamento em um ano.

Além disso, foram anunciadas entregas de vans, micro-ônibus e ambulâncias para transporte de pacientes em tratamento pelo SUS.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-anuncia-maior-entrega-de-tratamentos-oncologicos-da-historia-do-sus/

{title}