A última reunião com a formação clássica do Pink Floyd aconteceu há exatos 20 anos, no Live 8. Nas redes sociais, o perfil oficial da banda relembrou dos ensaios e da performance, que aconteceu no Hyde Park, famoso parque em Londres.
“Hoje faz 20 anos que a reunião do Pink Floyd, que virou manchete no Live 8, aconteceu no Hyde Park, em Londres”, citaram em sua legenda, ainda questionando os fãs de onde eles acompanharam o show.
Segundo a BBC Brasil, mais de um milhão de pessoas foram aos dez shows da campanha dos países do G-8 e na África do Sul. Além disso, mais de 140 canais de televisão e cerca de 400 estações de rádio transmitiram os concertos que também ficaram transmitidos na internet.
Além da banda formada por Roger Waters e David Gilmour, outros shows incluíram performances do U2, Paul McCartney, Coldplay, Elton John, Madonna e Stevie Wonder.
A apresentação de Pink Floyd foi considerada histórica, pois a banda tocou com a formação clássica pela primeira vez desde 1981. Os integrantes do grupo haviam brigado e o vocalista Roger Waters chegou a dizer que nunca mais, sob nenhuma condição, tocariam juntos.
Em 2024, Waters voltou a falar sobre uma possível reunião e descartou a possibilidade, dizendo estar “ocupado com outras coisas”.
Em entrevista à Reuters, o compositor britânico disse que amou seu tempo no grupo de rock que ajudou a fundar em 1965, mas que não tem planos de se apresentar novamente com seus dois antigos colegas de banda que seguem vivos, o baterista Nick Mason e o guitarrista David Gilmour.
Na ocasião, ele ainda falou que não se arrepende da reunião em 2005. “Fizemos isso. E não me arrependo porque Rick (Wright) ainda estava vivo, e estou muito feliz que tivemos a oportunidade de pelo menos fazer três ou quatro músicas”, disse Waters.
“Tocamos razoavelmente bem e as pessoas gostaram. E por isso estou muito, muito feliz. Quero fazer algo assim de novo? Não, não quero, especialmente porque só restam três de nós vivos.”