Diogo Jota, atacante do Liverpool e da Seleção de Portugal, morreu em um acidente de carro na Espanha, na madrugada desta quinta-feira (3).
O jogador estava acompanhado de seu irmão, André Silva, quando o veículo perdeu o controle e se acidentou próximo à localidade de Palacios de Sanabria, na província de Zamora.
Através do do Instagram, Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, lamentou a morte de Jota e Andre Silva. O irmão do astro do Liverpool atuava pelo Penafiel, equipe da cidade natal do técnico palestrino e que o revelou para o futebol enquanto jogador.
“As palavras serão sempre escassas para exprimir o que nos vai no coração. Que Deus possa confortar o coração de todos! Descansem em paz, Diogo e André”, escreveu o treinador do Palmeiras no Instagram.

Quem era Diogo Jota?
Nascido em 1996 na cidade de Massarelos, Diogo Jota foi revelado pelo Paços de Ferreira. Entre 2016 e 2018, o jogador representou o Atlético de Madrid, da Espanha, e também foi emprestado ao Porto. Durante os anos de 2018 a 2020, ele jogou no Wolverhampton.
O atacante estreou no Liverpool na temporada 2020-21. Pelo clube inglês, conquistou uma Premier League, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Com a camisa da Seleção de Portugal, Jota esteve em 50 convocações e marcou 14 gols. O atacante participou dos elencos campeões da Uefa Nations League nos anos de 2019 e 2025 e disputou as edições de 2021 e 2024 da Eurocopa.
Quem era André Silva?
Atleta do Penafiel, André Filipe Teixeira da Silva vinha de uma temporada consistente em termos de minutagem: disputou 32 partidas e teve participação direta em quatro gols — balançou as redes duas vezes e deu duas assistências.
Natural de Gondomar, na região metropolitana do Porto, André nasceu em 28 de abril de 2000. O atleta se preparava para o terceiro ano consecutivo com a camisa do Penafiel, clube com o qual tinha vínculo até junho de 2026.
Antes disso, construiu sua formação nas divisões de base do Porto, Boavista e Famalicão, além de defender o Gondomar.
Penafiel
O Penafiel, clube que André defendia, se pronunciou após o falecimento do atleta.
“O Futebol Clube Penafiel manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento trágico de André Silva e do seu irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de viação ocorrido nas últimas horas. A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação. Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que partilharam com André e Diogo momentos de vida e de paixão pelo desporto. O clube decretará luto oficial e prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos“, escreveu a equipe em comunicado publicado.