Mesmo com o avanço das plataformas digitais, a TV segue como o principal meio de consumo de futebol entre os brasileiros. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pela Serasa em parceria com o Opinion Box.
Ao CNN Esportes S/A deste domingo (13), o cofundador do instituto de pesquisa, Felipe Schepers, contou qual a preferência dos torcedores na hora de assistir os times em campo.
Segundo os dados, 75% da população ainda escolhe a televisão aberta como canal preferido para acompanhar os jogos.
A TV fechada também aparece com destaque, sendo o segundo meio mais citado, com 55%. YouTube (42%) e streamings (31%) vêm logo depois, indicando uma crescente diversidade de plataformas, embora ainda atrás da televisão.
O brasileiro gosta tanto desse tema (futebol) que ele é multimeios (…). Ele está acompanhando em vários lugares ali e está querendo se envolver e se conectar com o seu time.
Estádio é cultura e experiência
Além da tela, o campo também tem seu lugar.
Segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros já foram a pelo menos um jogo de futebol profissional na vida, e 23% afirmam que costumam assistir aos jogos diretamente do estádio. Mais da metade dos que já viveram essa experiência estiveram presentes em pelo menos uma partida no último ano.
A ida ao estádio, mais do que um hábito, faz parte da cultura nacional e atinge públicos diversos.
Os dados mostram que a frequência ao estádio é bastante equilibrada entre homens (57%) e mulheres (52%), e também entre faixas de renda: 54% dos entrevistados de alta renda disseram ter ido a jogos, mesmo número encontrado entre os de renda baixa.
A faixa etária entre 18 e 24 anos é a que mais compareceu aos estádios no último ano, reforçando o papel do espaço como ambiente de socialização.
Muitas vezes as pessoas tem a impressão de que em estádio vão apenas homens, mais velhos, com mais dinheiro. Mas o que a gente vê na pesquisa, quando pegamos o retrato do último ano, são percentuais muito próximos, entre faixa etária, entre renda e entre gênero. (…) É um espaço de todos.
A presença de famílias, mulheres e crianças vem crescendo, impulsionada pelas novas arenas, melhorias de segurança e pela popularização do futebol feminino.
CNN Esportes S/A
Com Felipe Schepers, o CNN Esportes S/A chega à 103ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.