O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar nos próximos dias o aguardado plano de socorro às empresas afetadas pelo tarifaço de Donald Trump.
“Lula deve anunciar no começo da semana uma série de medidas mitigatórias, ou seja, apoiar as empresas. Empresas que exportam mais e exportam mais para os Estados Unidos”, disse o vice-presidente neste sábado (9) durante agenda em Guaratinguetá (SP).
A fala aconteceu durante visita à concessionária Guará Motor, da Volkswagen. O ponto de vendas é estimulado pelo programa Carro Sustentável, que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos populares.
O ministro ainda aproveitou para reforçar que a ideia do governo federal não é retaliar a tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos.
“A prioridade não é retaliar, é resolver e procurar aumentar o número de setores excluídos dessas tarifas, as quais entendemos como injustas”, afirmou Alckmin.
Outros caminhos aventados pelo vice-presidente é aumentar o fluxo de comércio brasileiro e insistir na complementaridade econômica entre Brasil e EUA.