Ex-presidentes dos Estados Unidos se manifestaram após a morte de Charlie Kirk. O influenciador republicano foi morto a tiros enquanto falava com alunos da Universidade Utah Valley nesta quarta-feira (10).
O ex-presidente Joe Biden pediu o fim da violência política em uma publicação em seu perfil oficial no X: “Não há lugar em nosso país para esse tipo de violência. Isso precisa acabar agora”, escreveu Biden. “Jill e eu estamos orando pela família e entes queridos de Charlie Kirk.”
O ex-presidente Barack Obama também se pronunciou nas redes sociais, dizendo que não há “lugar” para esse tipo de violência.
“Ainda não sabemos o que motivou a pessoa que atirou e matou Charlie Kirk, mas esse tipo de violência desprezível não tem lugar em nossa democracia. Michelle e eu estaremos orando pela família de Charlie esta noite, especialmente por sua esposa Erika e seus dois filhos pequenos”, escreveu Obama.
Já o ex-presidente George W. Bush disse em um comunicado que “a violência e o ódio devem ser eliminados do espaço público.”
“Hoje, um jovem foi assassinado a sangue frio enquanto expressava suas opiniões políticas. Isso aconteceu em um campus universitário, onde a troca aberta de ideias opostas deveria ser sagrada”, dizia o comunicado.
O ex-presidente Bill Clinton disse estar “triste e revoltado” com a morte de Kirk, segundo uma publicação no X.
“Espero que todos nós façamos uma séria reflexão e redobremos nossos esforços para debater com paixão, mas de forma pacífica. Hillary e eu estamos mantendo Erika, seus dois filhos pequenos e toda a família em nossas orações”, afirmou.