A Linha 4-Amarela, operada pela ViaMobilidade, segue operando em via única entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi nesta quinta-feira (11). A normalização completa da operação ainda não tem previsão de conclusão.
Durante uma inspeção realizada pela concessionária, foi identificado que alguns equipamentos sofreram danos após o descarrilamento de um trem na última terça-feira (9). A substituição será feita com peças importadas da França.
Apesar da restrição, a ViaMobilidade afirma que os trens circulam sem redução de velocidade, com intervalos regulares para o horário de operação. Nos períodos de pico, os intervalos entre Vila Sônia e São Paulo-Morumbi ficam em torno de cinco minutos. No restante da linha, entre São Paulo-Morumbi e Luz, o tempo de espera é de aproximadamente dois minutos e meio.
No site do Metrô, onde a operação é atualizada em tempo real, a informação é de que os intervalos são maiores entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi.
Para reduzir os impactos aos passageiros, os ônibus da operação PAESE seguem apoiando o deslocamento dos passageiros entre Taboão da Serra e e São Paulo-Morumbi, com parada na estação Vila Sônia, assim como o serviço de ônibus da concessionária, que atende o trecho entre o Terminal Vila Sônia e Taboão da Serra, permanece estendido até a Estação São Paulo-Morumbi.
De acordo com a ViaQuatro, as equipes de manutenção seguem trabalhando para restabelecer a operação plena o mais rápido possível. A concessionária recomenda que os clientes antecipem a saída de casa, considerando maior tempo de viagem no trecho afetado.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo