Criminosos usam fogos de artifício para intimidar rivais e são presos no CE


A tentativa de intimidação de grupos rivais com a queima de fogos de artifício terminou em uma operação policial que mobilizou diferentes unidades de segurança no Ceará. Ao todo, 19 pessoas foram capturadas na segunda-feira (15) em Fortaleza e na Região Metropolitana.

As ações reuniram equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil (PCCE), que também apreenderam armas, munições e grande quantidade de fogos.

Os casos ocorreram em bairros distintos da capital, como Autran Nunes, Parque Santa Maria, Vicente Pinzón, Paupina, Cristo Redentor e Floresta. Entre os presos, há suspeitos reincidentes em crimes como tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação. Parte dos detidos foi autuada por organização criminosa. Três adolescentes também foram conduzidos, e procedimentos específicos foram abertos para apurar a participação deles nos atos.

Em um dos flagrantes mais significativos, no bairro Floresta, policiais encontraram três homens e três adolescentes com 16 caixas de fogos e celulares usados para comunicação. Já no Cristo Redentor, além de fogos, uma pistola e dezenas de munições foram apreendidas. No total, o material recolhido será encaminhado ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), responsável pela investigação.

No bairro Bom Jardim, em Fortaleza, uma espingarda calibre 12 foi encontrada em área de vegetação com apoio do Corpo de Bombeiros.

A operação não se limitou à capital. Em Maranguape, dois adolescentes foram conduzidos após serem flagrados com fogos e isqueiro.

De acordo com a SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), entre janeiro e agosto deste ano já foram registradas 1.418 prisões e apreensões de suspeitos ligados a facções, um crescimento de 61,5% em comparação com o mesmo período de 2024.

O governador Elmano de Freitas comentou os resultados da última operação em uma rede social. “Trabalho da nossa polícia, ontem, com mais 19 prisões, após bandidos tentarem intimidar rivais soltando fogos em comunidades. Minha determinação para nossas Forças de Segurança é ir pra cima, identificar e prender todos”, escreveu.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/pe/criminosos-usam-fogos-de-artificio-para-intimidar-rivais-e-sao-presos-no-ce/

{title}