A UNIP (Universidade Paulista) foi um dos destaques no cenário acadêmico global, segundo o QS World University Rankings 2026: Melhores Universidades Globais, divulgados no início deste mês. O resultado indica a ascensão da instituição, que subiu 15 posições em relação à edição anterior.
O ranking, referência em educação superior, avaliou 1.506 instituições universitárias, públicas e particulares, de mais de 100 países no mundo.
Destaque na América Latina e no Brasil
No recorte que leva em conta as instituições da América Latina e Caribe, a UNIP alcançou a 145ª colocação entre as 492 instituições analisadas. Este salto de 15 posições de 2025 para 2026 é um dos principais destaques do desempenho da universidade.
Quando avaliadas apenas as universidades da América do Sul, que teve 367 instituições públicas e particulares avaliadas, a UNIP se estabeleceu na 119ª posição.
No contexto nacional, entre as 130 instituições brasileiras ranqueadas, a universidade paulista se encontra na 43ª posição (somando públicas e particulares).
Liderança entre particulares
Um dos resultados mais expressivos para a UNIP está na categoria das universidades particulares. No Brasil, a instituição ocupa a 5ª colocação entre as particulares gerais.
No entanto, ao separar e analisar as instituições particulares não confessionais (não vinculadas a fundações religiosas), a universidade assume a 1ª posição no Brasil.
As quatro instituições que a precedem no ranking geral das particulares são classificadas como confessionais.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/unip-e-destaque-em-ranking-internacional-de-ensino-superior/