O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na sexta-feira (17) uma proclamação para decretar tarifas mais altas sobre caminhões médios e pesados, peças e ônibus importados a partir de 1º de novembro.
A tarifa para caminhões e peças de caminhões será de 25%; para ônibus, que inclui ônibus escolares e de transporte público, a taxa será de 10%.
Anteriormente, Trump anunciou sua intenção de impor a maioria dessas tarifas em uma publicação no Truth Social no início deste mês.
Exceções às novas taxas serão concedidas a produtos provenientes do México e do Canadá, desde que cumpram os termos do acordo comercial conhecido como USMCA, negociado durante o primeiro mandato de Trump.
Altos funcionários do governo disseram a repórteres que quaisquer tarifas já acordadas com outros parceiros comerciais, como a União Europeia e o Japão, serão aplicadas às taxas de caminhões e ônibus.
A ordem de Trump torna as montadoras elegíveis para um crédito igual a 3,75% do preço de varejo sugerido para veículos montados nos EUA até 2030 para compensar tarifas de importação de peças.
Ele também estendeu o crédito de compensação de ajuste de importação para a produção de motores dos EUA e para a produção de caminhões médios e pesados dos EUA .
(com informações da Reuters)
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/trump-determina-novas-tarifas-a-caminhoes-e-onibus-importados/