O gabarito preliminar do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) 2025 será divulgado nesta quarta-feira (22).
A prova, que contou com mais de 96 mil candidatos de todo o país, foi aplicada no último domingo, 19, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O que é o Enamed?
Anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) em em abril deste ano, o Enamed foi criado para substituir e integrar o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que mede a qualidade dos cursos de graduação, e o Enare (Exame Nacional de Residência Médica), usado para ingresso na residência de acesso direto.
Com a mudança, a nota obtida no Enamed terá dupla função: servirá tanto para avaliar as faculdades de medicina quanto para selecionar os futuros residentes.
Ciclo Virtuoso e Importância
Em sua primeira edição, o Enamed oferece um incentivo adicional para a participação dos estudantes. Ao usar a nota como critério de entrada na residência, o MEC espera obter resultados mais confiáveis, essenciais para a avaliação do ensino superior e para a estruturação do SUS (Sistema Único de Saúde), que depende da formação de novos profissionais.
Mudanças
Diferentemente do Enade, o Enamed introduz uma metodologia com resultados em escalas de desempenho. Essa novidade permite analisar se os estudantes atingiram os padrões esperados ao final da graduação, tornando a avaliação mais precisa e útil para:
- Monitoramento da qualidade dos cursos;
- Subsidiar políticas de regulação e financiamento;
- Qualificar o processo de ingresso em residências.
Estrutura da prova
O exame contou com uma prova teórica de 100 questões de múltipla escolha, com número igual de perguntas por área. Além disso, foram aplicados questionários obrigatórios – o Questionário do Estudante (para concluintes de Medicina inscritos no Enade) e o Questionário Contextual (para os demais participantes) –, além do Questionário de Percepção de Prova.
Vale ressaltar que os dados dos questionários não influenciam a pontuação final no Enare, sendo utilizados apenas para fins estatísticos e de avaliação da educação superior.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/confira-a-data-de-divulgacao-do-gabarito-do-enamed/