O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (30), com empresários do setor de mineração e representantes de bolsas de valores para discutir avanços regulatórios e estratégias para atrair investimentos internacionais ao setor.
Segundo fontes do governo ouvidas pelo CNN Money, Lula reforçou em mais de uma ocasião que as riquezas minerais “pertencem aos brasileiros” e destacou que o governo só firmará acordos que tenham como premissa a transferência de tecnologia.
Também participaram do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Silveira fez um discurso voltado à consolidação de marcos regulatórios e à segurança jurídica do setor mineral, citando o recém-instalado Conselho Nacional de Política Mineral, responsável por formular diretrizes para o segmento.
O ministro também citou o avanço da Política Nacional dos Minerais Críticos, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e prevê uma série de benefícios fiscais ao setor.
O ministro ainda enfatizou a “responsabilidade ambiental” do Brasil e afirmou que o país é “irredutível” nessa pauta.
Entre as ações destacadas por Silveira estão a Política Nacional de Segurança de Barragens e o combate à mineração ilegal.
A reunião foi promovida pela Comissão Global de Investidores Mining 2030, iniciativa que reúne grandes players do setor e busca estabelecer uma visão de mineração sustentável, social e ambientalmente responsável.
A ideia da reunião é que o bom ambiente regulatório do Brasil — com incentivos fiscais e compromissos ambientais — seja transmitido pelos empresários a investidores no exterior.
O encontro ocorre em meio ao aumento global da demanda por minerais críticos e estratégicos, insumos essenciais para tecnologias modernas e para a transição energética.
O Brasil possui grandes reservas de boa parte desses minerais.
 
 