COP30 chega a 191 países credenciados com Argentina na lista


A lista de credenciados para a COP30 já conta com 191 países, entre eles a Argentina de Javier Milei. O credenciamento não garante necessariamente a presença na conferência climática, mas é visto como um importante aceno.

Ao menos 143 delegações internacionais têm presença confirmada na conferência. As informações foram noticiadas pela Folha de S. Paulo e confirmadas à CNN Brasil pela organização da COP30.

Há dúvidas sobre a participação da delegação argentina, já que Milei se opõe a parte da agenda central da conferência. O presidente retirou sua equipe técnica da COP29, no Azerbaijão, e ameaçou deixar o Acordo de Paris no passado.

A situação é semelhante à de Donald Trump. Os Estados Unidos, contudo, permanecem fora da lista — mesmo após o presidente Lula convidar reiteradamente o republicano para participar da conferência.

Um ano antes da COP30, que será realizada em Belém (PA) neste mês, os negociadores de Milei fizeram “jogo duro” contra a agenda de combate às mudanças climáticas em uma conferência sediada no Brasil.

No G20 de 2024, no Rio de Janeiro, a delegação de Milei protagonizou divergências neste e em outros temas e dificultou a busca de consensos entre o grupo.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/cop30-chega-a-191-paises-credenciados-com-argentina-na-lista/

{title}