O primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, neste domingo (9), mobilizou milhões de estudantes em todo o país. Os participantes enfrentaram as provas de linguagens e ciências humanas, além da aguardada redação, que propôs uma reflexão sobre um tema de grande relevância social.
Um dos destaques do primeiro dia foi a taxa de abstenção, que atingiu 27% dos candidatos inscritos, conforme revelado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Os dados preliminares foram apresentados em entrevista coletiva em Brasília, ao lado do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios.
Neste primeiro domingo de provas, que também coincidiu com a realização da Fórmula 1 em São Paulo, o tema escolhido para a redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, conforme anunciado por Santana em suas redes sociais.
O ministro da Educação informou ainda que, dos 4.811.338 participantes inscritos, 3.240 foram eliminados no primeiro dia do exame. Os motivos foram variados, mas seguiram as regras estabelecidas no edital do Enem.
Entre as principais razões para a desclassificação, estão: deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico, o que é estritamente proibido; ausentar-se da sala antes do horário permitido, que era 15h30; utilizar materiais impressos não autorizados; e, por fim, não atender às orientações dos fiscais de sala, que são responsáveis por garantir a lisura do processo.
Abertura e fechamento dos portões
Assim como planejado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep, os portões dos locais de provas foram abertos pontualmente às 12h e fechados às 13h.
As provas de linguagens, ciências humanas e a redação puderam ser iniciadas às 13h30. Os candidatos tiveram a permissão para começar a deixar os locais de provas a partir das 15h30, mas sem levar o caderno de questões.
A aplicação das provas deste primeiro dia foi encerrada às 19h. O Enem 2025 continuará no próximo domingo (16), quando os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática, finalizando o ciclo de avaliações que pode abrir as portas para o ensino superior.
A CNN transmitiu uma live de três horas com seis professores do Objetivo neste domingo. No dia 16, haverá nova transmissão às 20h com docentes de exatas.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/enem-2025-veja-como-foi-o-primeiro-dia-de-provas/
