O Ministério da Defesa da Romênia informou nesta terça-feira (11) que fragmentos de drones suspeitos foram encontrados a 5 km dentro de seu território, após um ataque da Rússia durante a madrugada contra portos da Ucrânia no rio Danúbio.
O país, que é membro da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), compartilha uma fronteira terrestre de 650 km com a Ucrânia e tem sofrido repetidamente com a violação de seu espaço aéreo por drones e a queda de fragmentos em seu território desde que Moscou começou a atacar os portos de Kiev do outro lado do Danúbio, em frente à Romênia.
As condições meteorológicas não permitiram que a Romênia enviasse caças durante a noite, e a população da região foi alertada para procurar abrigo, acrescentou o ministério.
Os fragmentos suspeitos foram encontrados perto de Grindu, no condado de Tulcea, no sudeste do país, próximo ao rio Danúbio, informou o ministério.
A Romênia recebeu um sistema avançado de defesa aérea dos Estados Unidos, o que poderá aprimorar sua capacidade de se proteger contra drones que entrem em seu espaço aéreo, afirmou o Ministério da Defesa no mês passado.
