Copa do Mundo: Trump ameaça tirar jogos de cidades chefiadas por democratas


Nesta segunda (17), o presidente Donald Trump fez uma ameaça velada às cidades administradas por democratas que sediarão jogos da Copa do Mundo no próximo ano.

O mandatário americano disse que poderia solicitar à FIFA a transferência das partidas de certas cidades caso considere que a criminalidade esteja muito alta ou que as lideranças locais não estejam cooperando com o governo federal.

Durante pronunciamento no Salão Oval, ao lado do presidente da FIFA, Gianni Infantino, Trump foi questionado sobre o que seria necessário para que jogos da Copa do Mundo fossem retirados das cidades-sede, como ele já havia ameaçado anteriormente.

“Os governadores precisam se comportar. Os prefeitos precisam se comportar”, disse Trump.

“No caso da Califórnia, você tem um problema. Você tem alta criminalidade e tem um lugar que acabou de sofrer com grandes incêndios e outras coisas, e eles não fizeram um bom trabalho. … Então, a história é essa. Eu amo Los Angeles. Se eles quiserem ajuda durante isso, eu adoraria enviar a Guarda Nacional ou quem for necessário para ajudá-los. Eu quero que seja ótimo. Eu adoraria que fosse em Los Angeles. Eu amo aquele lugar. É natural que seja em Los Angeles.”

Ele acrescentou: “Se acharmos que haverá criminalidade, se formos obstruídos pelo governador – e talvez ele não obstrua, talvez seja ótimo. Mas eu adoraria que ele ligasse e dissesse: “Sabe, gostaríamos de ter alguma ajuda extra” porque se houver mesmo uma pequena indicação de problema, queremos entrar lá antes que o problema ocorra.”

No mês passado, Trump ameaçou retirar os jogos da Copa do Mundo de Boston após manifestar seu descontentamento com a prefeita democrata da cidade, Michelle Wu.

Quando questionado sobre especificidades do que seria necessário para tentar transferir as partidas das cidades-sede, Trump foi vago.

“Se acharmos que haverá qualquer sinal de problema, eu pediria ao Gianni (Infantino) para transferir isso para uma cidade diferente”, disse ele. “Temos muitas cidades que adorariam receber os jogos.”

“…e faremos isso com muita segurança.”

Segurança é prioridade

Repórteres questionaram o presidente sobre suas ameaças de realocar jogos e – em um momento extraordinário – dirigiu-se a Infantino, dizendo: “Mas se acharmos que haverá um problema, Gianni, posso dizer que vamos mudar?”

O presidente da FIFA, que desenvolveu uma relação próxima com Trump nos últimos anos, evitou apoiar entusiasticamente a ideia.

“Segurança é a prioridade número 1 para uma Copa do Mundo bem-sucedida”, respondeu Infantino a Trump.

“Podemos ver hoje que as pessoas confiam nos Estados Unidos… Elas sabem que virão aqui e experimentarão uma Copa do Mundo segura. Esta é a responsabilidade, é claro, do governo, da Secretária (de Segurança Interna) Kristi Noem, de todos.”

“E obviamente, nós vamos discutir. Estamos trabalhando juntos. Temos uma força-tarefa para isso, e devemos garantir que todos os torcedores vindos do exterior ou que estejam aqui possam experimentar uma celebração de união, do esporte.”

Mudanças à vista?

Transferir jogos da Copa do Mundo de uma cidade-sede atual seria uma decisão extraordinária que tem pouco, ou nenhum, precedente em um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.

As cidades-sede foram anunciadas em maio de 2022, mais de quatro anos antes do primeiro jogo do torneio. As 11 cidades americanas, junto com as outras cidades-sede no México e Canadá, têm investido tempo e dinheiro se preparando para o torneio com melhorias de infraestrutura, planejamento de segurança e planos extensivos para receber o fluxo de milhões de visitantes que viajarão para os jogos.

Mas essa agenda está colidindo diretamente com a tática de Trump de enviar a Guarda Nacional, Alfândega e Proteção de Fronteiras, Imigração e Fiscalização Aduaneira e outras agências federais de aplicação da lei para cidades administradas por democratas – como Los Angeles, Washington, DC, Chicago e outras – para combater a imigração ilegal e o crime.

A forte presença federal nas cidades do país, incluindo apenas neste fim de semana em Charlotte, tem causado preocupação entre seus opositores políticos, que veem as operações como opressivas.

Embora nominalmente destinadas a combater a imigração ilegal, há relatos de cidadãos americanos sendo envolvidos em operações federais, e muitos ativistas comunitários expressaram descontentamento com a ajuda não solicitada.

Trump afirmou que sua preferência seria que os líderes Democratas das cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 simplesmente convidassem a Guarda Nacional para suas cidades agora.

“Se eles nos avisassem agora, não teriam problema”, disse Trump. “Porque se nós entrarmos, eles não terão problema.”

 



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/copa-do-mundo-trump-ameaca-tirar-jogos-de-cidades-chefiadas-por-democratas/

{title}