O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem sinalizado apoio político amplo ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em sua candidatura à Presidência da República. Segundo interlocutores ouvidos pela reportagem, no entanto, ele não deve participar ativamente da campanha do parlamentar.
Fontes próximas ao governador ressaltam que Tarcísio deve fazer gestos de apoio público em um plano institucional e pessoal, sem previsão de envolvimento direto em agendas de campanha.
A avaliação dentro do Palácio dos Bandeirantes é de que o governador deverá dividir o tempo entre a gestão do governo estadual e a própria campanha à reeleição em São Paulo.
Aliados apontam, ainda, que não foi “nenhuma surpresa” para Tarcísio a indicação de Flávio para dar continuidade ao legado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo esses interlocutores, “quem conhece Bolsonaro sabe que ele faria essa escolha”, e o governador estaria, neste momento, “focado na reeleição”.
Desde as recentes condenações e da decretação de inelegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio chegou a ser ventilado como possível candidato à Presidência, com apoio de setores do mercado financeiro e de partidos de centro-direita.
Publicamente, no entanto, o governador nunca sinalizou a intenção de disputar o Planalto em 2026. Em conversas reservadas, ele também teria dito a interlocutores que uma candidatura majoritária desse porte poderia trazer impactos negativos para a própria família.
