O América-MG venceu o Avaí, por 2 a 0, nesta terça-feira (2), na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coelho pôs fim a uma sequência de nove jogos sem vitórias na competição.
O atacante Arthur, no primeiro tempo, e o meia Kauã Diniz, com um golaço na etapa final, balançaram as redes para a equipe americana.
O triunfo sobre o Avaí faz o América-MG renascer na luta contra o rebaixamento. Agora, o time mineiro soma 25 pontos e ocupa a 17ª colocação – três pontos atrás da primeira equipe fora do Z4, o Botafogo-SP. Já o Avaí, chega ao terceiro jogo sem triunfar na competição e segue na 13ª posição – com 33 pontos.
O América-MG volta a campo no dia 7 de setembro, domingo, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Operário, pela 25ª rodada da Série B. A partida será realizada na Arena Independência, em Belo Horizonte.
O Avaí, por sua vez, retorna aos gramados no mesmo dia, às 20h30, para encarar o Goiás, também pela Série B. O jogo será disputado na Ressacada, em Florianópolis, Santa Catarina.
O jogo
O treinador Alberto Valentim, do América, promoveu sete mudanças na equipe em relação a que enfrentou o Goiás, na última rodada. Dentre as novidades, destacou-se a estreia de Gustavo, recém-contratado pelo Coelho. Pelo lado visitante, Jair Ventura também fez alterações no time. Raylan, Del Piage e Cléber foram titulares nas vagas de Marcos Vinícius, Hygor e Alef Manga.
Primeiro tempo
A partida começou equilibrada, mas com ligeiro domínio do América, que buscou controlar a posse de bola. A chance de maior perigo na parte inicial da partida foi do Coelho, aos 19 minutos.
Lucão lançou Stênio pelo lado direito do campo. O camisa 17 recebeu, cruzou para a área e encontrou William Dubgod. O atacante, de frente para o gol, finalizou de primeira. No entanto, a bola desviou em Jonathan Costa e saiu pela linha de fundo em escanteio para o Coelho. 0 a 0.
O Avaí, por sua vez, buscou responder o ímpeto americano por meio dos contra-ataques. A melhor chance da equipe visitante foi aos trinta minutos. Emerson Ramon recebeu cruzamento e cabeceou firme na entrada da pequena área. O goleiro Gustavo, do América, estava bem posicionado e defendeu a finalização. 0 a 0.
Aos 34, o América buscou contra-ataque e abriu o placar. Stênio fez boa jogada pelo lado direito, passou por dois marcadores e cruzou para a área. O atacante Arthur recebeu na grande área, manteve a calma frente ao goleiro César, finalizou e marcou um bonito gol. 1 a 0.
Segundo tempo
Em busca de segurar a vantagem no marcador, o técnico Alberto Valentim promoveu mudança no América após o intervalo. O zagueiro Rafa Barcelos entrou na vaga do lateral-direito Mariano. A equipe iniciou a etapa complementar com grande ímpeto ofensivo.
Logo aos três minutos, Kauã Diniz, do América, tocou para Felipe Amaral, que, de fora da área, fuzilou para o gol. A bola passou por cima do gol, com perigo para o goleiro César. 1 a 0.
Quatro minutos depois, o Coelho ampliou a vantagem com um golaço. Em boa jogada pelo lado direito com Stênio. O camisa 17 tocou para William, que fez o pivô e tocou para Kauã Diniz. O meia recebeu na entrada da área e chutou firme para o gol. A bola foi parar na gaveta após a finalização. 2 a 0.
O Avaí, por sua vez, buscou diminuir o prejuízo por meio de contra-ataques e chutes de fora da área. A finalização com maior perigo da equipe visitante foi aos 27 minutos. O meia Marquinhos Gabriel chutou de fora da área, mas a bola foi por cima do gol. 2 a 0.
América x Avaí
América
Gustavo; Mariano (Rafa Barcelos), Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Felipe Amaral (Aloísio), Kauã Diniz (Yago Souza) e Elizari (Emerson Santos); Stênio, Arthur (David Lopes) e Willian Dubgod. Técnico: Alberto Valentim.
Avaí
César, Raylan (Léo Reis), Jonathan Costa, Eduardo Brock e Douglas; Zé Ricardo, João Vitor (Thayllon), Del Piage (Jamerson) (Alef Manga) e Marquinhos Gabriel; Emerson Ramon e Cléber (Hygor). Técnico: Jair Ventura.
Gols
Arthur (34min – 1ºT) e Kauã Diniz (7min – 2ºT), do América
Cartões amarelos
Douglas Teixeira (Avaí)
Público: 1.688 torcedores
Renda: R$ 24.632,00
Motivo: 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 2 de setembro de 2025 (terça-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Auxiliares: Luis Carlos de Franca Costa (RN) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
Árbitro de vídeo: Douglas Marques das Flores (SP)