Katseye existe há apenas dois anos, mas já alcançou mais do que alguns grupos que estão na indústria há muito mais tempo.
Na sexta-feira (7), as integrantes Daniela Avanzini, Lara Raj, Manon Bannerman, Megan Skiendiel, Sophia Laforteza e Yoonchae Jeung foram indicadas ao Grammy nas categorias de Artista Revelação e Melhor Performance Pop em Duo ou Grupo. A honra coroa o que tem sido um grande ano para o grupo feminino, formado por meio de um reality show de competição chamado “The Debut: Dream Academy”.
A competição foi uma parceria com a HYBE, uma empresa de entretenimento sul-coreana que também gerencia o BTS, e com a Geffen Records. A trajetória do grupo também foi retratada no documentário da Netflix, “Pop Star Academy: Katseye”.
Grammy 2026: veja a lista de indicados à premiação
Embora alguns elementos do mundo do k-pop tenham sido incorporados à formação e ao treinamento do grupo, elas se autodenominam um “grupo global”, em referência às origens variadas das integrantes. Avanzini, Skiendiel e Raj são americanas de origens diversas. Bannerman é da Suíça e tem ascendência ganense, suíça e italiana. Laforteza é de Manila, nas Filipinas, e Jeung é da Coreia do Sul.
O Katseye lançou seu primeiro EP, “SIS (Soft Is Strong)”, em agosto de 2024, que incluía o single de sucesso “Touch”. O segundo EP, “Beautiful Chaos”, foi lançado em junho. Embora ambos tenham tido ótimo desempenho — o mais recente chegou ao 4º lugar na Billboard 200 — foi o papel de destaque do grupo no comercial viral da Gap, “Better in Denim”, que consolidou sua popularidade.
Elas levam sua fama relativamente recente muito a sério. “Causar um impacto genuíno na cultura é o nosso maior objetivo”, disse Raj em uma entrevista recente à BBC Radio 1. “Algo muito importante para nós é sermos versáteis. Mudamos a cada projeto que lançamos. Mesmo em cada EP, cada música é diferente — e isso é essencial para nós.”
Após o anúncio das indicações ao Grammy, o grupo foi ao Instagram para expressar sua alegria.
“É uma honra sermos indicadas e estar nessa companhia”, escreveram em um vídeo que mostrava Chappell Roan, vencedora do Grammy de Artista Revelação de 2025, apresentando a categoria e suas indicações.
As outras indicadas a artista revelação incluíam Olivia Dean, The Marías, Addison Rae, sombr, Leon Thomas, Alex Warren e Lola Young — o que, convenhamos, é uma companhia bem EYE-conic (“icônica”, fazendo trocadilho com “eye”, de Katseye).
