Artemis: tudo sobre a missão da Nasa que retornará com astronautas à Lua


A ida do homem à Lua é considerada um dos eventos mais importantes da humanidade. Foi a primeira, e até hoje única, vez em que um ser humano pisou em um corpo celeste que não fosse a Terra. Após mais de 50 anos, a agência espacial norte‑americana (Nasa) está planejando retornar para o satélite com a missão Artemis.

Após algumas missões adicionais ao nosso satélite natural, a Nasa decidiu encerrar as viagens devido aos altos custos envolvidos e outros problemas. Apesar de estar relativamente próxima da Terra, a Lua não é tão explorada quanto poderia.

O retorno à Lua

A primeira ida ocorreu em 1969 durante a missão Apollo 11, e novas viagens continuaram sendo realizadas até 1972. Na última vez, a Apollo 17 levou os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt para a superfície lunar; eles se tornaram os últimos humanos a pisar no satélite.

Após cumprir o objetivo inicial de pousar na superfície da Lua, a Nasa reavaliou o programa Apollo e decidiu encerrar as viagens tripuladas ao satélite.

Naquela ocasião, em plena Guerra Fria, os Estados Unidos estavam engajados na corrida espacial para demonstrar que possuíam tecnologia e conhecimento científico superiores aos soviéticos.

Após o fim do programa Apollo, a agência espacial norte‑americana direcionou seus investimentos para o desenvolvimento dos ônibus espaciais (Space Shuttle), que também foram descontinuados após algumas décadas de operação.

Mais de 50 anos depois da última missão tripulada à Lua, a Nasa está planejando retomar as viagens tripuladas ao satélite por meio do programa Artemis.

O que é o programa Artemis?

A Nasa anunciou o programa Artemis com o objetivo de retornar à superfície lunar e estudá‑la de uma maneira que nunca aconteceu antes. A proposta é estabelecer a presença humana de forma contínua na Lua, com o apoio de dispositivos robóticos.

É claro que isso não acontecerá de forma rápida. A agência planeja diversas missões até alcançar o objetivo de estabelecer uma presença humana de longo prazo.

A primeira etapa desse conjunto ocorreu em novembro de 2022, quando uma sonda não tripulada foi enviada para testar a viagem até a órbita lunar. A segunda missão prevê levar astronautas até a órbita do satélite, mas já sofreu alguns adiamentos. Somente na terceira missão está previsto o pouso dos tripulantes na superfície lunar.

Conheça todas as missões do programa Artemis:

Artemis 1

Como mencionado, a Artemis I ocorreu em novembro de 2022, quando a Nasa enviou um voo não tripulado para sobrevoar a Lua.

Artemis 2

A Artemis II será o primeiro voo tripulado do programa, com o objetivo de testar as capacidades da nave com a participação dos astronautas. No entanto, essa segunda missão também fará apenas o sobrevoo ao redor da Lua, sem pousar em sua superfície.

A missão Artemis 2 já foi adiada duas vezes: inicialmente estava prevista para novembro de 2024, depois foi remarcada para setembro de 2025. Agora, o lançamento está programado para abril de 2026.

Artemis 3

Na Artemis III, a Nasa planeja realizar a primeira missão tripulada a retornar à superfície da Lua, com pouso previsto na região do polo sul lunar.

Inicialmente, o lançamento estava programado para o final de 2026, mas a agência adiou a missão. Agora, a previsão oficial é que ela aconteça em algum momento de 2027.

Artemis 4

A Artemis IV marcará o início da montagem da primeira estação espacial em órbita lunar. A missão utilizará um novo modelo do foguete e levará módulos da estação Gateway para serem instalados na órbita NRHO (Near Rectilinear Halo Orbit), ao redor da Lua.

A imagem mostra como será a estação Gateway quando estiver em órbita ao redor da Lua • Nasa
A imagem mostra como será a estação Gateway quando estiver em órbita ao redor da Lua • Nasa

Os astronautas também realizarão o segundo pouso lunar do programa. Por enquanto, está programada para acontecer em 2028.

Artemis 5

A Artemis V será uma missão tripulada que levará novos astronautas à superfície da Lua para realizar pesquisas. Além disso, parte da tripulação atuará na instalação do módulo Lunar View e na configuração de novos sistemas da estação espacial Gateway.

O lançamento desta quinta missão do programa está previsto para 2030.

Artemis 6

Na Artemis VI, os astronautas farão a configuração da câmara de ar para uso científico e de tripulação. Além disso, parte da equipe descerá até a superfície lunar para realizar novas explorações.

Artemis 7

A missão Artemis VII deverá levar rover de habitação lunar para a superfície da Lua. Esse será um passo inicial na construção de uma base que permitirá aos astronautas permanecer por períodos mais longos no satélite.

Astronautas do programa Artemis

A primeira missão tripulada a retornar às proximidades da Lua será a Artemis II, composta por três astronautas da Nasa e um astronauta da agência espacial canadense (CSA).

Equipe da missão Artemis II • Nasa
Equipe da missão Artemis II • Nasa

Conheça os quatro astronautas da missão Artemis 2:

  • Reid Wiseman: o astronauta ingressou na Nasa em 2009 e já participou de viagens espaciais para a Estação Espacial Internacional (ISS). Ao todo, ele passou mais de 165 dias no espaço. Considerado um piloto experiente, ele será o comandante da missão Artemis II.
  • Victor Glover: selecionado pela Nasa em 2013, Victor é um piloto que já fez sua estreia no espaço tripulando a cápsula Crew-1, da SpaceX. Ele permaneceu 168 dias no espaço e será o piloto da missão;
  • Christina Koch: Christina ingressou na Nasa em 2013 e é a integrante da missão que passou mais tempo no espaço: foram 328 dias consecutivos. Ela será a primeira especialista de missão e também a primeira mulher a sobrevoar as proximidades da Lua;
  • Jeremy Hansen: convocado pela CSA em 2009, Hansen é piloto, participou de diversos treinamentos e chegou a atuar como instrutor de astronautas, mas ainda não foi ao espaço. Ele será o segundo especialista de missão da Artemis II e o primeiro astronauta não norte‑americano a viajar além da órbita terrestre.

Nave Orion e foguete SLS

A Orion Multi‑Purpose Crew Vehicle (MPCV), ou simplesmente Orion, é a nave utilizada no programa Artemis. Ela é composta por três módulos: Crew Module, European Service Module e Launch Abort System. Inclusive, os primeiros testes da nave foram realizados na missão Artemis I, lançada em 2022 para sobrevoar a Lua.

A Orion será enviada ao espaço com o auxílio do foguete Space Launch System (SLS), que receberá novas atualizações nos próximos lançamentos. Além de transportar a nave com a tripulação, o SLS também levará módulos e cargas essenciais para a execução das missões.

Outras missões, como a Artemis VIII, Artemis IX e Artemis X, também estão em fase de planejamento, mas podem passar por alterações por diversos motivos. Por exemplo, a Nasa depende de recursos repassados pelo governo para executar essas missões e, caso ocorra cortes no orçamento, elas podem não sair do papel.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/artemis-tudo-sobre-a-missao-da-nasa-que-retornara-com-astronautas-a-lua/

{title}