O apresentador e empresário Carlos Massa, 69, conhecido popularmente por Ratinho, se abriu sobre ter se tornado um morador permanente no Paraguai. Sua assessoria afirmou que a mudança aconteceu após o artista obter a cidadania do país.
Para se tirar a cidadania paraguaia, não é necessário que brasileiros tenham parentesco ou laços matrimonias com um cidadão paraguaio. Existem duas formas de se conseguir a cidadania, que são: por período de residência e por programa de investimento.
O período de residência inclui as condições: viver por mais de três anos de forma regular no país, exercer alguma atividade profissional, seja no comércio, arte ou indústria e boa conduta segundo a lei (é obrigatório o atestado de antecedentes criminais). Já o programa de investimento são para pessoas possuem empresas no Paraguai com investimento mínimo de U$ 70 mil (cerca de R$ 375 mil na cotação atual). Não há detalhes sobre a forma que Ratinho conseguiu a residência no país.
O apresentador usou suas redes sociais para anunciar que havia obtido a cidadania. “A partir de agora sou cidadão paraguaio também. Sou cidadão brasileiro, mas também sou paraguaio”, disse. “Residente permanente do país”, completou a advogada.
Ratinho é um dos principais nomes da comunicação brasileira e tem uma fortuna milionária, sendo dono de diversas rádios, emissoras e fazendas ao redor do Brasil, além de comandar o Programa do Ratinho no SBT.
