CEO da Footure traça perfis e rotas do mercado da bola


O mercado de futebol no Brasil e no exterior apresenta características distintas, que impactam diretamente no valor e nas oportunidades para atletas.

Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (17), Eduardo Dias, CEO da Footure, explicou como clubes podem identificar padrões de rotas comerciais e alinhar perfis de jogadores às necessidades de cada liga.

De acordo com o especialista, o perfil mais buscado hoje pelos clubes brasileiros é o de atletas que entreguem desempenho instantâneo, com idade entre 27 e 30 anos.

O jogador que os clubes brasileiros buscam é aquele que traga performance imediata. Aquele jogador plug and play (ligar e usar), que eu vou contratar na quarta-feira e ele já vai, no domingo, me entregar performance.

Eduardo Dias, CEO da Footure

No entanto, o sucesso não depende somente do jogador. A reputação dos clubes impacta diretamente nos negócios da equipe.

“Existem jogadores idênticos, do mesmo perfil, da mesma idade, que valem mais em alguns clubes do que em outros, porque alguns clubes têm reputação de venda, eles já fizeram mais negócios para determinados mercados”, afirmou Eduardo.

De olho nas dicas

Dias acredita que o mercado para zagueiros brasileiros está crescendo, abrindo novas oportunidades para os clubes do país.

“Os zagueiros brasileiros estão começando a ser vistos como zagueiros construtores, zagueiros que cobrem espaço, correm para trás, e isso tem aberto uma nova possibilidade”, explicou o pesquisador.

Além disso, de acordo com o CEO, a categoria de base é um ativo estratégico, mesmo que ainda subutilizado.

Existe uma SAF escondida em cada clube que se chama categoria de base. (…) A moeda mais poderosa do futebol não é o dólar, não é o euro. Essa moeda se chama minutos em campo. (…) É quando eu dou minutos em campo para os meus jogadores da base que a mágica acontece.

Eduardo Dias, CEO da Footure

Salários brasileiros são entrave

O especialista informou que a remuneração dos atletas e o contexto internacional também influenciam decisões.

Salários altos no Brasil podem desestimular compras externas, já que ligas como a Major League Soccer impõem tetos salariais.

“Eles (MLS) não podem gastar o que querem, eles têm que se submeter a um teto salarial. (…) O Brasil está deixando muito dinheiro na mesa, porque a MLS olha para Colômbia e Equador, com jogadores nesse mesmo nível técnico, mas com salários menores, que se adequam à legislação da MLS”, contou Dias.

Conhecimento é ouro

Além do mercado financeiro, o CEO explicou que fatores externos como conflitos internacionais e regras de cidadania também impactam contratações.

Por isso, ele ressalta que os clubes precisam de uma visão ampla para identificar oportunidades: “Não basta mais só olhar para o campo, é preciso olhar para tudo que está acontecendo.”.

Atenção aos padrões

Segundo Dias, a devida análise de informações é essencial para alinhar modelo de jogo e decisões financeiras.

A chave no futebol é identificar padrões, não é caos para todo lado. Utilizar dados e também a observação dos analistas para achar esses jogadores coerentes com a minha tese financeira.

Eduardo Dias, CEO da Footure

Os clubes também devem lembrar que existem algumas características determinantes para cada liga e diferenças entre mercados.

“Não impede um jogador de jogar numa liga que não seja coerente com o seu perfil, mas, quando se sabe o perfil desse jogador, o padrão fica muito mais claro”, explica Eduardo.

Para isso, relatórios detalhados sobre atletas ajudam clubes a traçar rotas comerciais, identificar oportunidades de compra e venda e entender como o mercado absorve os jogadores.

Com otimismo, o especialista defende que a ineficiência do mercado da bola pode ser uma boa notícia para os clubes.

O futebol, principalmente na área de mercado de transferências de atleta, é muito ineficiente. E, se é ineficiente, ele é cheio de oportunidades.

Eduardo Dias, CEO da Footure

CNN Esportes S/A

Com Eduardo Dias, CEO da Footure, o CNN Esportes S/A chega à 104ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/ceo-da-footure-traca-perfis-e-rotas-do-mercado-da-bola/

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