Com tempo seco, São Paulo registra 9 pontos de queimadas pelo estado


A Defesa Civil de São Paulo acompanha o combate a nove focos de incêndio no interior do estado nesta quinta-feira (11).

Equipes municipais e estaduais atuam no combate às queimadas em diferentes regiões.

Grande parte das queimadas acontecem em áreas de vegetação natural e a de APP (Preservação Permanente).

Confira as regiões afetadas:

  • Cajamar – Incêndio em vegetação natural, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e apoio de asa rotativa particular.
  • Campos do Jordão – Incêndio em Área de Preservação Permanente (APP), com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CAvPM.
  • Cruzeiro – Incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros e apoio de asa rotativa da Fundação Florestal.
  • Bofete – Incêndio em vegetação natural, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CAvPM.
  • Piracicaba – Incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, brigadistas e CAvPM.
  • Socorro – Incêndio em APP, com atuação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
  • Cássia dos Coqueiros – Incêndio em vegetação natural, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CAvPM.
  • Cajuru – Incêndio em vegetação natural e APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, brigadistas das Usinas e apoio de asa fixa (SEMIL – Empresa Pachu).
  • Adamantina/Flórida Paulista – Incêndio em canavial, com atuação do Corpo de Bombeiros e das Usinas.

A Sala SP Sem Fogo segue monitorando e acompanhando cada um destes focos de incêndio. A atuação integrada entre órgãos estaduais, municipais e brigadas tem sido essencial para conter os focos e reduzir os impactos à população e ao meio ambiente.

Ocorrências

Um incêndio de grandes proporções e causas desconhecidas em uma área de APP foi registrado pela Estrada Socorro Munhoz, em Socorro (SP). Segundo informações da Defesa Civil,  foi realizado combate em alguns focos que estavam próximos de uma área residencial, não sendo possível atuar em algumas áreas de difícil acesso. Equipes do Corpo de Bombeiros (CB) foram acionadas para o local, para verificar condições e apoio de combate aéreo. Até o momento não há registro de vítimas.

Outro incêndio de grande proporção foi registrado em um canavial pelo Residencial Santa Cruz, em Guariba (SP). A área é de responsabilidade de uma Usina e por isso não haverá necessidade de atuação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.

Tempo seco

Um alerta severo foi emitido, na tarde de segunda-feira (8), para 111 municípios do interior paulista devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso foi disparado pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) após as regiões registrarem umidade abaixo de 12% e temperaturas acima dos 35°C – clima que se assemelha ao Deserto do Saara.

A Defesa Civil orientou a população a beber mais água, cuidar de idosos e crianças e se prevenir contra as queimadas, como evitar de jogar bitucas de cigarro no chão, queimar lixo ou usar fogo em terrenos. O Tempo seco aumenta o risco de incêndio.

*Sob supervisão de AR.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/com-tempo-seco-sao-paulo-registra-9-pontos-de-queimadas-pelo-estado/

{title}