Com lágrimas escorrendo pelo rosto, a patinadora de velocidade holandesa Jutta Leerdam viu todos os seus sonhos esportivos se tornarem realidade na Olimpíada de Inverno Milão-Cortina.
A superestrela da patinação de velocidade não apenas conquistou a medalha de ouro nos 1000m feminino, mas também estabeleceu um recorde olímpico no processo.
Foi um momento decisivo na incrível carreira da atleta de 27 anos, que a viu transcender o esporte da patinação de velocidade.
“A única coisa que eu poderia fazer hoje era patinar rápido. Foi exatamente o que eu fiz, e isso resultou em algo muito bonito”, disse Leerdam aos repórteres após a conquista da medalha de ouro.
Acima de tudo, Leerdam é uma patinadora de velocidade de elite que faz parte de uma equipe holandesa que tem dominado o esporte ultimamente.
Ela já havia conquistado uma medalha de prata nos 1000m feminino de patinação de velocidade nos Jogos de Pequim em 2022, além de 12 medalhas em campeonatos mundiais, incluindo seis ouros.
Noiva de Jake Paul e estrela nas redes
Mas ela também se tornou um grande nome fora do gelo. Isso se deve principalmente à sua enorme presença nas redes sociais e, mais recentemente, ao seu noivado com Jake Paul, YouTuber que se tornou boxeador.
Leerdam tem 5,5 milhões de seguidores no Instagram e mais de dois milhões no TikTok, onde regularmente fornece atualizações sobre sua vida e carreira.
Tudo isso a levou a se tornar um rosto popular no circuito de patinação de velocidade, com milhares de fãs gritando sempre que a avistavam ao redor da pista na arena em Milão.

O barulho se amplificou ainda mais quando ela saiu para competir na final dos 1000m, sabendo que precisava quebrar o recorde olímpico estabelecido pela companheira de equipe Femke Kok na corrida imediatamente anterior à sua.
“Não acho que já tenha sentido tanta pressão quanto hoje. Mas, por outro lado, eu prospero sob pressão. Sempre me saio melhor sob pressão”, disse ela.
“O tempo de Femke foi super rápido. Isso trouxe alguma pressão. Mas eu também tinha respeito por ela e seu tempo. Se aquele fosse o tempo mais rápido e eu não conseguisse patinar mais rápido, seria o que seria. Fiz tudo ao meu alcance para patinar mais rápido e funcionou. Estou extremamente orgulhosa”, declarou.
Leerdam, de fato, patinou mais rápido, estabelecendo um novo recorde olímpico de 1:12.31.
Após cruzar a linha de chegada, ela tinha lágrimas escorrendo pelo rosto, com a mão sobre a boca. Em seguida, foi abraçada por seu treinador, Kosta Poltavets, que depois chamou a corrida de Leerdam de obra de arte.
“Se ele usou essas palavras, então deve ser verdade”, disse Leerdam.
Seu noivo Jake Paul também estava torcendo nas arquibancadas e, apesar de estar sendo filmado por todos ao seu redor, viveu cada momento da corrida da holandesa.
Ele foi mostrado nos telões, afundado em sua cadeira, com lágrimas nos olhos e um enorme sorriso no rosto. Se não houvesse uma queda tão grande de seu assento até o gelo, o youtuber certamente teria pulado para comemorar com Leerdam.
A patinadora holandesa, e agora campeã olímpica, tem chance de conquistar ainda mais uma medalha em Milão, nos 500m feminino, no próximo domingo (15).
E embora ela vá buscar outro ouro na corrida de velocidade, já está satisfeita com seu primeiro sucesso olímpico.
“O fato de eu ser campeã olímpica agora ainda precisa ser assimilado. Estou muito feliz com isso. Significa muito”, completou.
