CPMI se reúne para votar convocação a familiares do “Careca do INSS”


A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se reúne, de forma extraordinária, na tarde desta terça-feira (16).

Na pauta está um “pacote” de requerimentos em reação à recusa de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e do empresário Maurício Camisotti de prestar depoimento.

O presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), antecipa que os nomes deverão comparecer já na próxima quinta-feira (18), sob condição de testemunha. A reação foi costurada em reunião da cúpula da comissão com lideranças do governo e da oposição.

“É uma resposta que a CPMI quer dar, claramente, à falta de seriedade do advogado da defesa de Antônio Carlos Camilo em relação ao acordo que foi feito conosco”, disse.

Um dos requerimentos de convocação mira Tânia Carvalho dos Santos, esposa do “Careca do INSS”, que teria feito movimentações financeiras suspeitas, e Romeu Carvalho Antunes, filho do empresário.

Requerimento de convocação da esposa do “Careca do INSS” protocolado pelo relator, Alfredo Gaspar (União-AL), cita que consta em investigação policial que ela teria participado de transmissão sucessiva de um mesmo imóvel, movimentando o valor de R$ 353 milhões.

Já o documento que pede a convocação de Romeu Carvalho Antunes cita uma suposta participação direta na gestão e operacionalização das atividades ilícitas.

Além dos familiares do “Careca do INSS”, os parlamentares também querem ouvir a esposa de Camisotti, Cecília Montalvão Simões, sócia do marido em empresas que estariam envolvidas no esquema de descontos de aposentados e pensionistas.

Dois sócios do “Careca do INSS”, Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Júnior, também são alvos de pedidos. Todos estão na condição de testemunha.

A comissão também deve votar a convocação do advogado Nelson Wilians. Ele foi alvo de buscas e apreensões na sexta-feira (12), em São Paulo. A PF (Polícia Federal) pediu a prisão do advogado, mas o STF não autorizou.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/cpmi-se-reune-para-votar-convocacao-a-familiares-do-careca-do-inss/

{title}