Custo de vista torna brasileiros mais cautelosos em compras, diz pesquisa


Estudo global “Consumer Outlook: Guide to 2026” indicou que 44% dos consumidores brasileiros adotam hábitos cautelosos ao fazer compras de casa.

A pesquisa mostrou também que 34% dos entrevistados avaliam que a situação das compras domésticas está pior do que o observado em 2024.

Para os que enxergaram a piora nas compras domésticas, a principal causa foi o aumento do custo de vida (78%). A maior preocupação para os próximos seis meses é o aumento do preço dos alimentos (20%).

Apesar disso, quando questionados se acreditavam que estariam melhor no início de 2026 em comparação ao cenário atual, 65% dos entrevistados responderam “totalmente melhor”.

De acordo com o levantamento, a confiança das marcas que consomem está crescendo. O estudo mostrou que 76% dos respondentes consideram muito importante confiar na marca que comprou, enquanto apenas 24% consideram de alguma forma importante a confiança. Apenas 1% não se importam.

A pesquisa indicou que a construção de confiança dos consumidores nas marcas está atrelada à qualidade e consistência dos produtos para 66% dos entrevistados.

O Consumer Outlook: Guide to 2026 da NIQ (NielsenIQ) ouviu 19 mil consumidores em 27 países. A pesquisa foi realizada entre 10 de junho e 8 de julho de 2025.

Moody’s: mudanças no clima podem cortar 20% do PIB do Brasil até 2050



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/custo-de-vista-torna-brasileiros-mais-cautelosos-em-compras-diz-pesquisa/

{title}