O secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Renato Nalini, destacou nesta sexta-feira (15) as ações para combater as mudanças climáticas e destacou o enfrentamento às enchentes na cidade.
“As enchentes foram provocadas por nós mesmos”, falou Nalini. “Hoje, quando tem enchente no Tietê, ele está tomando o que é dele. Nós que invadimos e saqueamos a natureza. Corrigir 471 anos de erros, equívocos e ignorância não é fácil.”
“Nós fizemos isso, mas vamos consertar. A causa somos nós, mas temos as receitas também, então vamos trabalhar”, falou.
As declarações foram feitas durante o “CNN Talks – Construindo o Futuro”, que acontece na B3, em São Paulo.
Segundo o secretário, São Paulo possui algo que o resto das cidades do país não tem: orçamento climático. Mas o dinheiro destinado para o clima não é o suficiente, e é preciso traçar planos de ação.
Nalini listou os três principais vilões do clima em São Paulo: trânsito (responsável pela maior parte das emissões), energia estacionária e resíduos sólidos. “Essas três frentes estão sendo enfrentadas”, garantiu.
O “CNN Talks – Construindo o Futuro” reúne em São Paulo as principais lideranças dos setores público e privado para debates estratégicos sobre os setores que moldam a economia brasileira: mercado imobiliário, infraestrutura, e as cidades sustentáveis.
Em um momento decisivo para o país — com temas como crédito, LCI, cidades inteligentes, revitalização dos centros urbanos, inovação e sustentabilidade ganhando protagonismo – o evento convida as principais lideranças para discutir como transformar o espaço urbano e acelerar o desenvolvimento sustentável.