Entenda como funciona regra dos cartões amarelos na Copa do Mundo de Clubes


O Mundial de Clubes segue com craques brilhando e muita emoção em campo. Porém, os times participantes precisam se atentar com o número de cartões amarelos para não se complicarem lá na frente.

Entre os critérios de desempate no Mundial, o fair play (desempenho disciplinar) aparece como uma avaliação a ser considerada.

O fair play pode definir quem avança em caso de igualdade nos pontos e nos gols. A Fifa atribui penalidades conforme o tipo de advertência recebida:

  • Cartão amarelo: –1 ponto
  • Dois amarelos (vermelho indireto): –3 pontos
  • Vermelho direto: –4 pontos
  • Amarelo seguido de vermelho direto: –5 pontos

Todos os cartões contam, inclusive os aplicados a técnicos e membros da comissão técnica. Se um treinador for advertido por reclamação, por exemplo, o clube acumula pontos negativos que entram na conta da disciplina.

Até agora, o Atlético de Madrid é o time mais indisciplinado no torneio. O time comandado por Diego Simeone acumula oito pontos após receber cinco amarelos e um vermelho, na goleada sofrida para o PSG.

Suspensão e cartões zerados

Neste Mundial de Clubes, um jogador ou membro da comissão técnica será suspenso automaticamente da partida seguinte após acumular dois cartões amarelos.

Os cartões amarelos são zerados após os jogos das quartas de final do Mundial. Ou seja, serão cinco jogos (três na fase de grupos, um nas oitavas e um nas quartas) para que os times fiquem de olhos bem abertos para não perderem peças importantes.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/entenda-como-funciona-regra-dos-cartoes-amarelos-na-copa-do-mundo-de-clubes/

{title}