Pelo menos nove pessoas morreram e 27 ficaram feridas quando uma pilha de explosivos confiscados explodiu em uma delegacia de polícia na Caxemira indiana, disse o chefe da polícia da região neste sábado (15), dias depois que um carro-bomba em Nova Délhi matou oito pessoas.
Os mortos incluíam policiais, funcionários do governo e peritos que estavam examinando os explosivos, disse Nalin Prabhat, diretor-geral da polícia para a região de Jammu e Caxemira administrada pelo governo federal, em uma coletiva de imprensa.
Ele disse que a causa da explosão na noite de sexta-feira (14) e a extensão dos danos estavam sendo investigados.
Indicando que não havia envolvimento militante no caso, Prabhat disse que exames forenses e químicos de materiais explosivos anteriormente recuperados estavam em andamento quando “uma explosão acidental” ocorreu na sexta-feira à noite (14).
“Qualquer outra especulação sobre a causa deste caso é desnecessária”, disse ele.
A identificação dos corpos estava em curso, já que alguns foram completamente queimados, disse uma fonte policial.
“A intensidade da explosão foi tal que algumas partes do corpo foram recuperadas de casas próximas, a cerca de 100-200 metros da delegacia”, disse a fonte.
Mais cedo, um oficial da polícia local disse à Reuters que uma explosão atravessou a delegacia de Nowgam.
O oficial disse que o fogo tinha engolido o complexo e os bombeiros tinham sido apressados para o local.
A explosão ocorreu quatro dias depois de uma mortal explosão de carro na capital indiana Nova Délhi matou pelo menos oito pessoas no que o governo chamou de um incidente terrorista.
Vizinhos com armas nucleares, a Índia e o Paquistão travam há décadas guerras periódicas pela disputada região da Caxemira, que ambos reivindicam na totalidade e governam apenas em parte.
