Fachin: 8/1 foi um ato premeditado, pautado pela negação do diálogo


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, elogiou nesta quinta-feira (8) o trabalho do ministro Alexandre de Moraes na condução dos processos que envolvem a tentativa de golpe de Estado.

“Esteve onde precisava estar, não por bravata, mas porque era seu oficio. Que o exemplo de sua atuação no 8 de Janeiro nos lembre que defender a Constituição é também defender aqueles que com generosidade e abnegação colocaram a instituição à frente”, disse.

A declaração ocorreu durante evento em alusão aos três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes. Na abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, no Espaço do Servidor, o presidente da Corte afirmou que o episódio “foi um ato premeditado, pautado pela negação do diálogo”.

Segundo Fachin, o Brasil está dando grande exemplo de resiliência pelo mundo. “É preciso resistir, sempre dentro dos marcos democráticos. O preço da democracia e da liberdade é mesmo, como já se disse, uma eterna vigilância”.

Balanço

De acordo com o Supremo, o total de responsabilizados pelo 8 de Janeiro é de 1.399 pessoas. Para além dos condenados já citados, estão incluídos nessa lista 564 pessoas que assinaram um Acordo de Não Persecução Penal, medida firmada entre o Ministério Público e o investigado que permite evitar um processo criminal quando o crime é menos grave.

Em paralelo às condenações, a Justiça ainda enfrenta o desafio de capturar dezenas de réus condenados que permanecem foragidos, muitos deles em solo estrangeiro. Até então, não houve a divulgação de um número total de réus que estão no exterior. No entanto, o STF afirmou já ter pedido, por meio do governo brasileiro, 61 extradições. Os destinos mais conhecidos desse grupo são a Argentina e os Estados Unidos.

Entre os foragidos mais conhecidos, está o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado a 16 anos de prisão. Ele está nos EUA e com mandado de prisão em aberto no Brasil.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/fachin-8-1-foi-um-ato-premeditado-pautado-pela-negacao-do-dialogo/

{title}