Feira de Educação Internacional começa neste sábado (20) em SP


O mercado de intercâmbio segue em expansão no Brasil, impulsionado pelo aumento da demanda por experiências internacionais que combinam aprendizado, vivência cultural e desenvolvimento pessoal. Neste ano, além dos destinos tradicionais, como Estados Unidos e Canadá, novas opções começam a ganhar destaque.

Segundo a pesquisa da Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio, em português), países como a Coreia do Sul, com 4,9%, e Malta, com 1%, estão no ranking mundial de destinos mais procurados.

Os Estados Unidos segue como um dos locais mais desejados, com 20,4%, em seguida está o Canadá, com 15,1%. Outros países europeus também se destacam, como Espanha (5,5%), Portugal (5,3%) e Itália (4,5%).

Para quem deseja conhecer todas essas oportunidades de perto, a CI Intercâmbio, agência especializada em programas de estudo no exterior, realiza a Feira de Educação Internacional que irá percorrer cinco cidades brasileiras, a partir deste sábado, 20, em São Paulo.

Entre os dias 20 e 27 de setembro, o evento itinerante e gratuito passa por São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro e Balneário Camboriú (SC), reunindo representantes de mais de 15 países, palestras exclusivas e condições especiais para quem deseja realizar o sonho de estudar fora.

Serão mais de 50 universidades e escolas internacionais de países como Estados Unidos, Canadá e França, apresentando programas de ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado, colleges e MBA.

Apesar dos destinos tradicionais continuarem a liderar o ranking, a cada ano cresce a procura por experiências em locais menos convencionais.

Novos tendências

Segundo Celso Garcia, sócio-diretor do Grupo CI, o interesse por novos destinos reflete a busca das pessoas por vivências únicas e imersivas. “Observamos que o perfil do brasileiro está cada vez mais aberto a experiências diferentes. A Coréia do Sul, por exemplo, teve um aumento de 34% na procura neste ano, conforme dados da CI Intercâmbio, impulsionada pelo impacto da cultura pop, além do interesse pela gastronomia”, explica.

Entre os destinos pouco convencionais, Dubai vem se firmando como uma rota atrativa para quem deseja combinar estudo, trabalho e oportunidades de negócios. “O país possui um processo migratório descomplicado, com facilidade de acesso, além de abrir portas para quem busca estudar e atuar profissionalmente. Trata-se de uma entrada para experiências internacionais inovadoras e multiculturais”, destaca Garcia.

Destinos mais procurados

Além desses destaques, a Irlanda e França continuam entre os locais mais procurados pelos brasileiros, especialmente por oferecerem instituições de ensino renomadas, diversidade cultural e perspectivas profissionais.

No caso da Irlanda, a atratividade é ainda maior, já que não precisa de visto para intercâmbio. “Essa combinação de facilidade burocrática e benefícios acadêmicos tem sido um fator decisivo para impulsionar o crescimento do setor e ampliar a procura por destinos que unem qualidade, segurança e conveniência”, conclui Celso Garcia.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/feira-de-educacao-internacional-comeca-neste-sabado-20-em-sp/

{title}