Governo projeta abrir mercado de carne bovina ao Japão a partir de novembro


O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) estima concluir o processo de abertura do mercado de carne bovina ao Japão em novembro. A informação foi confirmada pelo chefe da pasta, Carlos Fávaro, a jornalistas nesta quinta-feira (11).

“Já tivemos autorias por parte dos japoneses aqui no Brasil. Eles geraram questionamentos ao Ministério da Agricultura, ao sistema brasileiro para entender algumas dúvidas que ficaram. Isso está sendo respondido. Também há questionamentos ao setor privado. A Abiec [Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes] está fazendo as suas considerações”, disse Fávaro.

A CNN mostrou a abertura do mercado japonês para carne bovina brasileira deve começar pelos estados do Sul. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram os primeiros estados do Brasil a obter o status de área livre de febre aftosa sem vacinação.

A condição só foi alcançada pelos demais estados no fim de maio.

Quando as autoridades brasileiras avançaram nas negociações em março, o governo solicitou que as compras fossem liberadas inicialmente para os estados que já possuíam o selo de livre de aftosa sem vacinação à época.

O mercado japonês é um dos mais rigorosos do mundo em termos de exigências sanitárias. O procedimento de abertura tem cerca de 12 etapas. A abertura vem sendo negociada há mais de 20 anos pelo governo brasileiro.

*Colaboração de Gabriel Garcia.

 



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/governo-projeta-abrir-mercado-de-carne-bovina-ao-japao-a-partir-de-novembro/

{title}