A Copa do Mundo de 2026 está se aproximando e, nesta sexta-feira (5), a Fifa realizou o sorteio dos grupos da competição.
Com a definição dos 12 grupos do torneio, ferramentas de inteligência artificial, a pedido da reportagem da CNN Brasil, realizaram previsões do possível campeão do Mundial.
Esta será a primeira edição com 48 seleções na história do torneio, um aumento de 16 equipes em relação ao evento anterior.
Ao todo, os países foram divididos em grupos de A até L, de quatro times cada um. Eles se enfrentarão dentro da chave, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata. Além disso, oito dos 12 terceiro lugares também seguirão adiante no Mundial.
Diferente das outras edições, o mata-mata da Copa de 2026 terá uma fase anterior às oitavas de final, com as 32 melhores seleções seguindo vivas na briga pelo título. Serão 104 partidas no total, 40 a mais que em 2022, no Catar.
Plataformas como Google Gemini, ChatGPT e Grok previram que poderá vencer a competição, com base em análises de supercomputadores, casas de apostas e no ranking da FIFA.
Previsões de IA para a Copa do Mundo 2026
Gemini
De acordo com o Google Gemini, a seleção campeã da Copa do Mundo do ano que vem será a Espanha. Com 17% de possibilidade, a seleção foi seguida por França (14%) e Inglaterra (11%) no ranking da ferramenta.
ChatGPT
Dentre as principais favoritas ao título, o ChatGPT também elencou a Espanha em 1º lugar com a maior probabilidade de vencer a Copa do Mundo de 2026, com a mesma porcentagem. O Brasil apareceu mais distante das primeiras colocadas, com 5% de chance de vencer o torneio.
Grok
O Grok, inteligência artificial da rede social X, foi outra ferramenta que definiu a Espanha com a maior chance de vencer o torneio, elevando a probabilidade para 19%. Segundo a IA, o jogo coletivo e a profundidade de elenco aumentam as chances da seleção avançar na Copa do Mundo 2026 e vencer o Mundial.
