Imigrante ilegal morre após atropelar agente em tentativa de fuga nos EUA


Um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA atirou fatalmente em um homem que resistiu à prisão e arrastou a autoridade durante uma abordagem policial em um subúrbio de Chicago na sexta-feira (12).

O homem, Silverio Villegas-Gonzalez, era um imigrante sem documentos, de acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS).

O policial, cujo nome não foi divulgado imediatamente, sofreu ferimentos graves, mas seu estado de saúde é estável, informou um funcionário da Segurança Interna à CNN.

O incidente ocorreu durante uma abordagem policial em Franklin Park, uma comunidade a cerca de 32 quilômetros a oeste do centro de Chicago. Villegas-Gonzalez dirigiu seu carro em direção a policiais, atingindo um deles e arrastando-o por uma “distância considerável”, segundo o DHS.

“Estamos rezando pela rápida recuperação do nosso policial. Ele seguiu seu treinamento, usou a força apropriada e aplicou a lei adequadamente para proteger o público e as autoridades”, disse Tricia McLaughlin, secretária assistente de Segurança Interna, em um comunicado à imprensa.

“Vídeos virais nas redes sociais e ativistas incentivando imigrantes ilegais a resistir à aplicação da lei não apenas espalham desinformação, mas também prejudicam a segurança pública, bem como a segurança de nossos policiais e daqueles que estão sendo presos”, disse ela.

 

Batidas de imigração em Chicago

As operações de fiscalização da imigração têm se intensificado na área de Chicago nos últimos dias, marcando uma das mais recentes escaladas entre o governo Trump e cidades lideradas pelos democratas que limitam a cooperação com as autoridades federais de imigração.

Esta semana, o governo anunciou a “Operação Midway Blitz”, que autoridades da Segurança Interna descreveram como tendo como alvo imigrantes indocumentados em Illinois com antecedentes criminais.

Até o momento, afirmam, a operação resultou na prisão nestas condições previstas.

Villegas-Gonzalez era um cidadão mexicano de 38 anos que trabalhava como cozinheiro, segundo o Consulado Geral do México em Chicago.

Ele era originário do estado mexicano de Michoacán.

O governador de Illinois, JB Pritzker, está “ciente do incidente preocupante que ocorreu no Franklin Park”, disse ele em uma postagem no Facebook.

“Esta é uma situação em desenvolvimento e o povo de Illinois merece um relato completo e factual do que aconteceu hoje para garantir transparência e responsabilização”, disse Pritzker na postagem.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/imigrante-ilegal-morre-apos-atropelar-agente-em-tentativa-de-fuga-nos-eua/

{title}