O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de perigo e perigo potencial para chuvas intensas no Nordeste, no Norte e em parte do Sul e Centro-Oeste do Brasil. Segundo o instituto, os avisos, que incluem 17 estados brasileiros, iniciaram entre quinta-feira (20) e esta sexta-feira (21) e são válidos até entre às 09h e às 10h de sábado (22).
Entre os estados em alerta estão:
- Alerta amarelo (perigo pontencial): aviso que abrange os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, onde as chuvas podem atingir entre 20 a 30mm/h, com ventos intensos que devem variar entre 40 a 60km/h.
- Alerta laranja (perigo): aviso que abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe, Tocantins, onde as chuvas podem atingir entre 30 a 60mm/h, com ventos intensos que devem variar entre 60 a 100km/h.
Veja a previsão para essa sexta-feira (21)
Região Sul
Segundo a agência de meteorologia Climatempo, para essa sexta a previsão é de que a uma frente fria avance pelo Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva.
Ao longo do dia, essa frente fria também deve causar chuva moderada a forte no sudeste do estado, na Região Metropolitana de Porto Alegre e em áreas do interior.
A chuva tambpem pode chegar a atingir o sul de Santa Catarina, onde os ventos devem variar entre 40 e 50 km/h. No restante do estado gaúcho e da Região Sul, o tempo permanece firme, com predomínio de sol.
Região Sudeste
Na maior parte da região Sudeste, o tempo permanece estável, com predomínio de sol em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais. No entanto, pancadas de chuva fracas a moderadas podem atingir o norte, o nordeste e o noroeste mineiro.
As temperaturas permanecem elevadas e a umidade relativa do ar fica mais baixa em grande parte do estado de São Paulo, no centro-leste mineiro e no interior capixaba.
Segundo o Climatempo, no norte e oeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem cair abaixo de 20%.
Com nova frente fria no Brasil, risco de temporais aumenta no Sudeste
Região Centro-Oeste
Já na região Centro-Oeste, as pancadas de chuva devem acontecer no norte e no oeste de Mato Grosso e de Goiás. Durante a tarde, as instabilidades ganham força no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso, aumentando o risco de temporais.
No restante dos estados da região, o tempo permanece firme, com sol predominante.
Região Nordeste
Na região Nordeste, a frente fria atua sobre a Bahia, provocando chuva moderada a forte e risco de temporais, com alerta de perigo especialmente no Recôncavo Baiano.
Na metade sul do Maranhão e do Piauí, as instabilidades continuam, enquanto no oeste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, também há chance de pancadas e risco de temporais. Nas demais áreas da região, o tempo permanece com temperaturas elevadas.
Região Norte
Segundo o Climatempo, as pancadas de chuva perdem intensidade no Amazonas e em Roraima, mas ainda podem acontecer de maneira moderada a forte em grande parte da região, inclusive no Acre e em Rondônia.
No Pará, a chuva é mais forte em grande parte do estado, com risco de temporais no interior e no sul. No Tocantins, também há risco de temporais, enquanto no Amapá, a chuva deve acontecer na metade oeste do estado.
