Marcado pelo avanço de uma grande e forte frente fria, o inverno se despede para a chegada da primavera, nesta segunda-feira (22), às 15h19, no horário de Brasília.
Segundo o Climatempo, a primavera de 2025 deve trazer volumes de chuva um pouco acima da média para a maioria das áreas do Brasil. Ainda nesta segunda (22), a queda de temperatura avança sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Centro-Oeste e atinge o sul de Rondônia.
Já na terça-feira (23), a frente fria estará sobre o Espírito Santo e sobre o norte de Minas Gerais, ainda deixando áreas de chuva sobre a maioria das regiões do Sudeste e do Centro-Oeste.
Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas no Sul do país e não se descarta a chance de formação de geada nas áreas mais elevadas das serras da região.
Na quarta-feira (24), o tempo frio também deve causar chuva em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de deixar o tempo instável no sul da Bahia.
Recorde de frio
De acordo com o Climatempo, o final do inverno no país apresentou enorme potencial para provocar eventos de chuva forte, ventania e eventual queda de granizo em áreas dos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste.
Durante a estação, a cidade de São Paulo teve o inverno mais frio desde a década de 90 e registrou a menor média de temperatura mínima dos últimos 30 anos, de acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Conforme os dados observados na estação meteorológica convencional no Mirante de Santana, na capital paulista, a média das temperaturas mínimas desde o início do inverno deste ano, até o dia 16 de agosto, foi de 12,2 °C, que corresponde a 1,0 ºC abaixo da média histórica, que é de 13,2 ºC.
A menor média histórica desde 1961 foi observada no inverno de 1994, com o valor de 10,8 °C, ou seja, 2,4 ºC abaixo da climatologia.
Ainda segundo o Climatempo, as tardes frias também foram destaque. A média de temperatura entre 20 de junho e 13 de agosto foi de 22,4 °C. A última vez que tivemos valores médios inferiores foi no ano de 1996, com 22,0 °C.
*Sob supervisão de Thiago Félix
