A prefeitura de São Paulo divulgou o calendário do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2026. Os valores do imposto serão divulgados através de consulta online em 15 de janeiro.
Os moradores de São Paulo podem optar pelo pagamento à vista, com desconto de 3%, ou a quitação em até dez parcelas.
A Prefeitura informa que para 2026, apenas a primeira parcela (ou parcela única) do IPTU será enviada por correspondência aos contribuintes. Aos que parcelarem o imposto, deverão emitir as demais parcelas pela internet, através do site.
Este ano marca mudanças na cobrança do tributo, como a permissão para reajuste sobre imóveis residenciais e comerciais que pode chegar aos 10% e a revisão da PGV (Planta Genérica de Valores), que promete isentar totalmente a cobrança mais de 1 milhão de imóveis, enquanto outros 540 mil teriam reduções proporcionais.
Vencimentos
O primeiro prazo para pagamento do tributo, seja ele da primeira parcela ou parcela única, está previsto para o mês de fevereiro.
Veja como os vencimentos são definidos:
- No dia escolhido, para contribuintes que definiram através de atualização cadastral;
- No dia 9 ou 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
- No dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, com vencimento da primeira parcela no mês de março.
Os valores poderão ser pagos via Pix ou através do internet banking dos bancos conveniados, através do número de cadastro do imóvel; ou presencialmente nos guichês de caixa e lotéricas, apresentando o documento impresso.
O IPTU também pode ser pago através de débito automático, onde o contribuinte deve pagar a primeira parcela através de algum dos meios citados e selecionar a opção até o primeiro vencimento.
Lei que isenta IR até R$ 5 mil é sancionada; entenda o que muda
