Iraque reabre mesquita histórica destruída pelo Estado Islâmico


O Iraque reabriu a histórica Mesquita Al-Nuri em Mosul na segunda-feira (1º), quase oito anos após ela ter sido destruída pelo Estado Islâmico, que tomou a cidade em 2014 e a transformou em seu reduto.

O primeiro-ministro iraquiano Mohammed al-Sudani liderou a inauguração, visitando a mesquita e rezando dentro de seus salões reconstruídos.

O projeto de reconstrução começou em 2019 com uma doação dos Emirados Árabes Unidos, em colaboração com a Unesco e a Comissão de Antiguidades e Patrimônio do Iraque.

Oito anos atrás, militantes do Estado Islâmico explodiram a grande Mesquita alNuri de Mosul e a sua famosa torre inclinada, disseram os militares iraquianos em um comunicado, enquanto as forças iraquianas que tentavam expulsar o grupo da cidade se aproximavam do local.

Foi desta mesquita medieval que o líder dos militantes, Abu Bakr al- Baghdadi, declarou um autointitulado “califado” abrangendo partes da Síria e do Iraque.

 

A mesquita recebeu o nome de Nuruddin al -Zanki, um nobre que lutou em territórios que hoje são divididos entre Turquia, Síria e o Iraque. Foi construída entre 1172 e 1173, pouco antes de sua morte, e abrigava uma escola islâmica.

A edificação foi construído com sete faixas de alvenaria decorativa em padrões geométricos complexos também encontrados na Pérsia e na Ásia Central.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/iraque-reabre-mesquita-historica-destruida-pelo-estado-islamico/

{title}