Israel diz ter atacado instalações de drones, caças F-14 e radares do Irã


O Exército de Israel disse que realizou ataques contra vários alvos militares iranianos em vários locais do país neste sábado (21).

As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que atingiram instalações de armazenamento de drones e uma instalação de armas na área de Bandar Abbas, no sudoeste do Irã.

A Força Aérea Israelense também atingiu três caças F-14 pertencentes ao exército iraniano no “coração do Irã” neste sábado, informaram as FDI.

Imagens térmicas em preto e branco dos ataques, divulgadas pelos militares, pareciam mostrar os F-14 sendo explodidos enquanto estavam estacionados em uma base aérea que, segundo a organização, ficava no centro do Irã.

A força aérea do Irã tem F-14 Tomcats de fabricação americana que foram adquiridos durante o regime do Xá, que terminou em 1979.,

O Irã é o único país que ainda opera a aeronave, que foi aposentada pelos EUA em 2006.

Israel também atacou sistemas militares de detecção de radar e baterias de defesa aérea no oeste do Irã no sábado, “como parte de um esforço mais amplo para alcançar superioridade aérea em todo o espaço aéreo iraniano”, disse o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Ephraim Defrin, em uma entrevista coletiva à noite.

“Essa superioridade aérea nos permitiu atacar centros de comando de mísseis, infraestrutura (de drones) e destruir instalações de armazenamento militar e túneis de lançamento de foguetes e mísseis — além de fechar o ciclo de lançadores que dispararam contra território israelense”, disse Defrin.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/israel-diz-ter-atacado-instalacoes-de-drones-cacas-f-14-e-radares-do-ira/

{title}