A fabricante sueca Koenigsegg apresentou ao mundo seu mais recente hipercarro: o Sadair’s Spear. Baseado no Jesko, lançado em 2019, o Sadair’s Spear promete ser uma versão mais focada para o uso em autódromos.
O Sadairs Spear é mais leve e mais potente que o Jesko. O V8 5.0 biturbo agora gera 1.625 cv de potência quando abastecido com etanol E85 (1.300 cv na gasolina) e 153 kgfm de torque. Somente 30 unidades do modelo serão produzidas, cada uma custando o equivalente a R$ 28,5 milhões, e todas já foram vendidas.
Assim como o Jesko foi batizado em homenagem ao pai de Christian von Koenigsegg, fundador da marca, o Sadairs Spear também é uma homenagem: ele leva o nome de um cavalo com o qual o pai de Christian competiu quando era jockey, em sua juventude.
Em agosto de 1994, o sueco Christian von Koenigsegg fundou a Koenigsegg Automotive, com a pretensão de criar os melhores carros esportivos do mundo. Se esse plano soa ambicioso hoje, na época soava ainda mais, já que o mercado de automóveis de alta performance era dominado por gigantes como Ferrari e Lamborghini.
Dez anos depois, em 2004, a Koenigsegg já contava com o carro de produção mais potente do mundo: o CCR. Em 2005, após quebrar o recorde antes estabelecido pelo McLaren F1, o CCR tornou-se o carro mais rápido do mundo, atingindo 387,86 km/h.
Christian também chegou a ter a pretensão de colocar a Koenigsegg no mundo dos esportes a motor, mas isso acabou, por pouco, não acontecendo. Em 2007, o Koenigsegg CCGT foi desenvolvido com o intuito de participar da categoria GT1 em Le Mans. Infelizmente, a FIA mudou as regras para a categoria, o que, naquele momento, tornou inviável a participação da Koenigsegg na competição.
Christian continuou então, nos anos seguintes, direcionando seus recursos para a criação e produção de carros de rua cada vez mais rápidos e tecnológicos. Ocasionalmente, modelos mais focados para o uso em pistas eram lançados, como foi o caso do One:1 em 2014 e, agora, do Sadairs Spear.
No One:1, a ideia era criar um carro que tivesse 1 cv de potência para cada quilograma de peso. No Sadair’s Spear, a Koenigsegg ultrapassou esse marco. Pesando 1.385 kg (com fluidos), o modelo tem 1,17 cv por kg.
Christian ressalta que as mudanças do Sadair’s Spear, quando comparadas ao Jesko, vão muito além de potência e peso. Toda a aerodinâmica do carro foi retrabalhada para gerar um downforce máximo de 1.765 kg. A suspensão e os freios foram recalibrados. Os pneus Michelin Cup 2 são ainda mais capazes que os do Jesko.
As rodas, com design de turbina, homenageiam as do antigo Agera. Agora, porém, elas são produzidas inteiramente em fibra de carbono.
Apesar de ser projetado para o uso em pistas, o Sadair’s Spear é homologado para uso em vias públicas. Ele conta com itens de conforto, como bancos com ajustes elétricos, ar condicionado e revestimento interno em couro. O teto, como nos demais modelos da marca, é removível, o que torna o Sadair’s Spear um conversível.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/auto/koenigsegg-sadairs-spear-conheca-novo-hipercarro-da-marca-sueca/