Uma grande promessa na base do Arsenal, Jack Wilshere teve uma carreira marcada por lesões, que o levaram a uma aposentadoria precoce. Mas agora, trocando as chuteiras pela gestão, ele se consolidou como técnico com apenas 33 anos.
Nessa segunda (13), o ex-meio-campista foi anunciado no comando do Luton Town, que disputa a League One, terceira divisão do sistema de ligas do futebol inglês.
O novo trabalho também é uma “volta para casa” para Wilshere, que começou sua carreira no Luton aos 8 anos, antes de ir para o Arsenal, com apenas 9.
Wilshere estreou como profissional pelos Gunners em 2008, com 16 anos e 256 dias, e se tornou titular na temporada 2010/2011, com 18.
Mas graves lesões acabaram com a trajetória promissora do meio-campista, que teve uma fratura no tornozelo direito já na pré-temporada em 2011, ficando fora dos gramados por 15 meses.
Ele perdeu 151 jogos do Arsenal entre 2011 e 2016, ficando mais de mil dias fora das escalações durante sua passagem no clube, segundo a BBC.
Com só 25 anos, Wilshere foi avisado por um cirurgião de que talvez não fosse mais capaz de atuar profissionalmente.
Superando as expectativas, ele ainda jogou até 2022, quando se aposentou aos 30. O jogador encerrou sua carreira no Arsenal em 2018, com 197 jogos, e ainda teve passagens por Bournemouth, West Ham e AGF Aarhus.
Por que ele decidiu virar técnico?
Wilshere já tinha voltado ao Luton em 2021, sendo convidado pelo clube a usar suas instalações para treinar. Na época, o jogador tinha acabado de deixar o West Ham.
O inglês conta que foi esse momento que despertou o interesse de, um dia, ser técnico.
“Há mais ou menos um ano, eu perguntei para Mikel (Arteta, atual técnico do Arsenal) quando ele soube que estava pronto”, lembrou Wilshere em uma coletiva nessa segunda.
“Ele riu e disse ‘você só tem que cair de cabeça e nadar o mais forte que conseguir’. Ele fez isso muito bem. (…) Os fãs não tinham muita certeza do que estava acontecendo e ele construiu unidade e confiança no que estava fazendo.”
Alguns colegas que já trabalharam com Wilshere disseram que sempre enxergaram que ele viraria técnico um dia.
“Você conseguia ver como o cérebro dele funcionava, o que ele vê no campo de futebol, como ele quer que o jogo seja jogado e como quer mudar as coisas”, disse Paul Robinson, que jogou com o ex-meio-campista no Bolton, em 2010.
Antes de assumir o Luton, Wilshere já comandou o Sub-18 do Arsenal em 2022 e o time principal do Norwich no ano passado.