Lucas Pinheiro lamenta queda no slalom e admite erro: “Fui intenso demais”


O estilo intenso que levou Lucas Pinheiro Braathen ao primeiro ouro do Brasil no slalom gigante não teve o mesmo desfecho no slalom, disputado nesta segunda-feira (16).

O brasileiro caiu logo na primeira descida da prova de slalom e se despediu da briga por medalhas, encerrando sua campanha nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Com forte nevasca ao longo do dia, a pista apresentou alto grau de dificuldade, e Lucas integrou o grupo de 49 atletas que não conseguiram completar o trajeto na pista de Stelvio, em Bormio.

Sexto a largar, Braathen começou fazendo uma prova forte e registrou a melhor marca na primeira parcial, superando em 0s10 o tempo do então líder Atle Lie McGrath, da Noruega. No segundo trecho, seguia em ritmo forte — 0s26 abaixo da referência — até perder o controle, cair e abandonar a prova.

Com a queda, Braathen não teve chances de subir ao pódio outra vez.

Após a prova, o esquiador reconheceu que adotou uma abordagem “intensa demais”, o que acabou contribuindo para o erro decisivo.

“Eu e Atle somos número 1 e 2 na Copa do Mundo. Quando vi o Atle começar, sabia que esse seria o nível. Sabia que eu poderia ser mais rápido que ele, mas precisava dar tudo de mim. Ele achou o equilíbrio”, disse Lucas à CazéTV.

Atle Lie McGrath, da Noruega, liderou a prova.

“Como tenho sangue brasileiro, gosto de correr, estava animado para essa prova, para trazer esse jeito brasileiro, mas precisava ter sido mais técnico também. Fui intenso demais. Quis trazer essa experiência do outro dia. Mas dias como hoje fazem o atleta que acorda amanhã”, continuou Lucas.

As condições tornaram a prova final do esqui alpino masculino particularmente traiçoeira. Outros candidatos ao pódio tiveram o mesmo destino, incluindo o brasileiro Christian Oliveira, que também sofreu uma queda na primeira descida do slalom e foi desclassificado da prova.

“Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno só para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte. Acho que esse ouro representa a força que existe nessa diversidade, algo que eu quero trazer ainda mais para o esporte. Vejo que a gente tem vários atletas brasileiros que provavelmente vão crescendo a cada ano, isso é algo muito lindo. E tudo isso representa meu propósito na vida, o de fazer a diferença e inspirar outros para terem coragem de seguir seus sonhos”, disse Lucas.

Na hora da entrevista, o atleta parou para ver a descida de Giovanni Ongaro e aplaudiu o colega de equipe — que completou a primeira descida.

Ongaro terminou a prova na 29ª colocação.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/olimpiadas/lucas-pinheiro-lamenta-queda-no-slalom-e-admite-erro-fui-intenso-demais/

{title}